Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Entre a Escravatura e a Liberdade: O ensino da História na construção de uma cidadania consciente

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio, intitulado “Entre a Escravatura e a Liberdade: O ensino da História na construção de uma cidadania consciente”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do e Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade dos Açores. O relatório tem como objetivo a promoção de uma cidadania ativa e consciente, através da exploração de dois temas da disciplina de História: a escravatura e a liberdade. A sua relevância reside na contribuição para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, utilizando o ensino da História como ferramenta eficaz no desenvolvimento de valores democráticos. Trata-se de uma necessidade de superar uma pedagogia por objetivos, que conduz a abordagens meramente factuais no ensino da História, muitas vezes desconectadas da realidade dos alunos, e de enfrentar os desafios relacionados com a inclusão de passados controversos, como é exemplo, a escravatura. Este tema é fundamental para compreender as origens das desigualdades sociais e para promover reflexões que capacitem os jovens a lidar com problemas atuais tais como o racismo, a exclusão social e as lutas pelos direitos humanos. Assim, neste Relatório de Estágio é desenvolvido um estudo descritivo-interpretativo que recorre a questionários, à observação direta e ao diário de bordo como instrumentos de recolha de dados. Os dados obtidos são analisados à luz de um quadro de categorias, elaborado por mim, que favorece uma interpretação estruturada e aprofundada da realidade em análise. Os resultados das práticas pedagógicas demonstram um impacto significativo no desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva dos alunos. Observa-se uma evolução na empatia pela condição do escravo, na compreensão do conceito de liberdade e nas implicações ao nível da atualidade. Os alunos mostram-se mais despertos para as desigualdades existentes e predispostos a refletir e agir em prol da justiça e da solidariedade. Conclui-se assim, que esta abordagem educacional contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos e evidencia a importância da articulação entre a história, os valores e a cidadania, reforçando o papel do professor enquanto ser reflexivo e agente de transformação social no ensino da História.
ABSTRACT: This Internship Report, entitled ‘Between Slavery and Freedom: Teaching History in the construction of conscious citizenship’, was carried out as part of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the University of the Azores. The aim of the report is to promote active and conscious citizenship by exploring two themes from the subject of History: slavery and freedom. Its relevance lies in its contribution to the formation of critical and reflective citizens, using History teaching as an effective tool in the development of democratic values. There is a need to overcome a pedagogy based on objectives, which leads to purely factual approaches in history teaching, often disconnected from the students' reality, and to face the challenges related to the inclusion of controversial pasts, such as slavery. This theme is fundamental for understanding the origins of social inequalities and for promoting reflections that enable young people to deal with current problems such as racism, social exclusion and the struggle for human rights. This internship report is a descriptive-interpretative study that uses questionnaires, direct observation and a logbook as data collection tools. The data obtained is analysed in the light of a framework of categories drawn up by me, which favours a structured and in-depth interpretation of the reality under analysis. The results of the pedagogical practices show a significant impact on the development of the students' critical and reflective awareness. There has been an evolution in empathy for the condition of the slave, in understanding the concept of freedom and the implications for the present day. The students are more aware of existing inequalities and are predisposed to reflect and act in favour of justice and solidarity. The conclusion is that this educational approach contributes to the formation of critical and reflective citizens and highlights the importance of linking history, values and citizenship, reinforcing the role of the teacher as a reflective being and agent of social transformation in the teaching of history.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 21 de março de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Consciencialização Democracia Discriminação Educação para a Cidadania Educação para Valores Escravatura Liberdade

Pedagogical Context

Citation

Meneses, Beatriz Toledo Leal Parreira de. (2024). "Entre a Escravatura e a Liberdade: O ensino da História na construção de uma cidadania consciente". 267 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8695

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence