Repository logo
 
Publication

Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantil

dc.contributor.authorSousa, Marina
dc.contributor.authorBenevides, Joana
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2016-03-28T16:31:27Z
dc.date.available2016-03-28T16:31:27Z
dc.date.issued2015-09
dc.descriptionTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 5 Familia, Escuela y Comunidad. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractInteligência Emocional (IE) é um dos componentes mais importantes para o ajustamento psicológico do indivíduo e, em particular, das crianças. A relação entre a IE e variáveis emocionais, como a ansiedade, é uma área de investigação recente, sendo ainda poucos os dados ao nível do estudo da relação entre a IE e a ansiedade, bem como do impacto desta relação no ajustamento interpessoal da criança. No entanto, há já evidência de que as crianças com perturbações de ansiedade (e.g. ansiedade social e generalizada) apresentam défices na IE, ou seja, dificuldades em perceber, usar, compreender e regular as emoções em si e nos outros. A IE parece ser um factor de vulnerabilidade para o desenvolvimento de distúrbios de ansiedade. Embora haja escassez de estudos de prevalência das doenças mentais infanto-juvenis no nosso país, sabe-se que Portugal é um dos países da Europa com os índices mais elevados de doença mental (23%), sendo a mais comum a ansiedade (16.5%). A par deste indicador, a investigação aponta para uma correlação significativa entre a ansiedade, em particular a de desempenho, com a insatisfação com a escola, com as reprovações académicas e, consequentemente, com os indíces de insucesso escolar que, em Portugal, se situam nos 25%. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Emotional intelligence (EI) is one of the most important components of the psychological adjustment of the individual and, in particular, of children. The relationship between the EI and emotional variables, such as anxiety, is a recent area of research, with scarce studies focusing on the relationship between the IE and anxiety, as well as the impact of this relationship in the interpersonal adjustment of the child. However, current evidence suggests that children with anxiety disorders (e.g. social and generalized anxiety) show deficits in IE, e.g. Difficulties to perceive, use, understand and regulate emotions in themselves and on others. The IE seems to be a factor of vulnerability to the development of anxiety disorders. Although there is a shortage of studies on the prevalence of mental illness in our children, it is known that Portugal is one of the European countries with the highest rates of mental illness (23%), being anxiety the most common group of disorders (16.5%). Along with this indicator, the research points out to significant associations between anxiety, in particular performance anxiety, with the dissatisfaction with the school, with academic failures and, consequently, with the indexes of school failure, which in Portugal is 25%. [...].en
dc.identifier.citationSousa, M., Benevides, J., Barreto Carvalho, C. & Caldeira, S. N. (2015). "Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantil". In Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación, 2-4 de setembro, 277-279.pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3705
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRevista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educaciónpt_PT
dc.subjectNeuroses e Perturbações Afectivaspt_PT
dc.subjectTerapia Familiar e de Grupopt_PT
dc.subjectEducação Especial e Remediativapt_PT
dc.subjectNeuroses & Affective Disordersen
dc.subjectGroup & Family Therapyen
dc.subjectSpecial & Remedial Educationen
dc.titlePrograma de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantilpt_PT
dc.title.alternativeProgramme for promotion of emotional intelligence in childhood anxietyen
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCorunha, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage279pt_PT
oaire.citation.startPage277pt_PT
oaire.citation.titleXIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3. Libro de resumenes.pdf_page_277_279.pdf
Size:
43.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Abstract
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: