Repository logo
 
Publication

Da complexidade das interacções à simplicidade das acções : Ensaio de estratégias de indução de comportamentos adequados em classe

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2017-01-12T10:31:35Z
dc.date.available2017-01-12T10:31:35Z
dc.date.issued2007-02
dc.descriptionXV Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE "COMPLEXIDADE: UM NOVO PARADIGMA PARA INTERVIR E INVESTIGAR EM EDUCAÇÃO". Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação / Universidade de Lisboa, 15 a 17 de Fevereiro de 2007.pt_PT
dc.description.abstractA convicção de que os comportamentos perturbadores da dinâmica da classe, embora influenciados por características e vivências individuais, são contextuais e associam-se à complexidade das interacções que aí se estabelecem, conduziu a uma pesquisa que, privilegiando a simplicidade das acções empreendidas, visou contribuir para a criação de ambientes de aula positivos. Concretizada com uma equipa de professoras do 3º Ciclo do Ensino Básico, esta pesquisa teve como actividade principal o ensaio de estratégias de indução de comportamentos adequados em classe, junto de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, num procedimento de trabalho de equipa. Num nível superior de abordagem pode dizer-se que com a equipa de professoras se pretendeu reflectir sobre a prática pedagógica, consciencializando-a e recontextualizando-a na perspectiva preventiva. A avaliação desta experiência incidiu sobre as acções empreendidas e sobre a grau de satisfação das professoras participantes. Embora se considere que nem sempre se encontraram as melhores soluções, em termos de efeitos imediatos, os principais resultados constituem um factor animador para o prosseguimento e aprofundamento de acções desta natureza, designadamente ao nível da formação contínua de professores.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, Suzana N. (2007). "Da complexidade das interacções à simplicidade das acções: Ensaio de estratégias de indução de comportamentos adequados em classe”. XV Colóquio AFIRSE/AIPELF - Complexidade: Um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2007 (Comunicação).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3960
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectComportamentos Perturbadorespt_PT
dc.subjectEstratégias de Induçãopt_PT
dc.subjectSala de Aulapt_PT
dc.titleDa complexidade das interacções à simplicidade das acções : Ensaio de estratégias de indução de comportamentos adequados em classept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Lisboa, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleXV Colóquio AFIRSE/AIPELF - Complexidade: Um novo paradigma para investigar e intervir em educação?pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20_2007_Afirse 2007_Resumo (1).pdf
Size:
8.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: