Repository logo
 
Publication

Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana

dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2011-12-21T16:47:38Z
dc.date.available2011-12-21T16:47:38Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractApós uma discussão sobre a tensão entre diferentes concepções gerais de diferenciação curricular, serão aqui discutidos os resultados de um estudo empírico sobre essa temática, através do qual se pretendeu caracterizar o pensamento e a acção de quatro professoras do 3º ciclo do ensino básico. No que respeita às concepções reveladas pelas participantes no estudo, destaca-se a tendência para entender que a diferenciação curricular consiste numa assistência ao aluno em dificuldade. À luz de tal entendimento, não é de estranhar o facto de se ter observado que a diferenciação só foi activada quando as dificuldades (e, ocasionalmente, também os interesses) dos alunos se manifestaram ostensivamente na aula, constituindo mais um recurso de emergência do que uma prática estruturante do trabalho das referidas professoras. Procura-se aqui comentar esse uso reactivo da diferenciação curricular não apenas no sentido de nele identificar obstáculos à concretização de práticas inclusivas mas também no sentido de reflectir sobre as oportunidades de inclusão que a realidade estudada não deixou de propiciar.por
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpor
dc.identifier.citationSousa, F. (2007). Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana. In Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, David Rodrigues (org.), "Investigação em Educação Inclusiva", vol. 2. Cruz Quebrada: Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, p. 93-119.por
dc.identifier.isbn978-989-95375-1-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/1277
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiferenciação Curricularpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEscola Inclusivapor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleUma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açorianapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage119por
oaire.citation.startPage93por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DC_inclusiva.pdf
Size:
9.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: