Repository logo
 
Publication

Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorSousa, Francisco José Rodrigues de
dc.contributor.advisorFonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da
dc.contributor.advisorPalos, Ana Cristina Pires
dc.contributor.authorSantos, Ivone Maria Almeida dos
dc.date.accessioned2025-07-21T11:07:54Z
dc.date.available2025-07-21T11:07:54Z
dc.date.issued2025-03-27
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação e Formação, 27 de março de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractO cerne deste Trabalho de projeto foi analisar as perspetivas de alunos do 12.º ano, numa escola de Cabo Verde, sobre a relevância curricular da disciplina de Filosofia e contribuir para a criação de estratégias de contextualização curricular, mais próximas da sua realidade e das suas experiências. O projeto foi idealizado tendo em conta princípios pedagógicos de contextualização associados a diferentes correntes teóricas, como a Escola Nova ou Escola Progressista, de John Dewey, Integração curricular, de Beane, Teoria da Aprendizagem significativa, de Ausubel, e Aprendizagem mediada, de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a Metodologia da Investigação do Design Educacional, uma vez que se revelou a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido ao seu cariz interventivo, que visa satisfazer uma necessidade de forma original, aliando uma intervenção no ambiente com o estudo desta mesma intervenção, para ser gradualmente melhorada, procurando também a participação dos envolvidos e a elaboração de princípios de design. Quanto aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou-se útil, adequada e eficaz, graças à avaliação de especialistas, da professora participante e do grupo-alvo. A apresentação dos princípios de design descreve diretrizes que podem ser trazidas para outros contextos. Ficou claro que esse Modelo de Contextualização do Ensino de Filosofia também poderá ser utilizado por outros profissionais com pequenas adaptações.por
dc.description.abstractABSTRACT: The core of this Project work was to analyze the perspectives of 12th-grade students at a school in Cabo Verde regarding the curricular relevance of the Philosophy subject and to contribute to the creation of curricular contextualization strategies that align more closely with their reality and experiences. The project was conceived based on pedagogical principles of contextualization associated with different theoretical currents, such as the Progressive Education movement of John Dewey, Curriculum Integration by Beane, Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and Vygotsky's Mediated Learning. The methodology used was the Educational Design Research Methodology, as it proved to be the most suitable for the development of this project due to its interventionist nature. This methodology aims to address a need innovatively by combining intervention in the environment with the study of that same intervention to be gradually improved, while also seeking the participation of those involved and the development of design principles. As for the results, the educational intervention developed was found to be useful, appropriate, and effective, as assessed by experts, the participating teacher, and the target group. The presentation of the design principles outlines guidelines that can be applied in other contexts. It became evident that this Model for Contextualizing Philosophy Teaching could also be used by other professionals with minor adaptations.eng
dc.identifier.citationSantos, Ivone Maria Almeida dos. (2024). "Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia". 230 p. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8674
dc.identifier.tid203963270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8674
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCurrículo
dc.subjectRelevância Curricular
dc.subjectContextualização Curricular
dc.subjectFilosofia
dc.titleProjeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Ivone Maria A.dos Santos.pdf
Size:
6.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: