Publication
Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Francisco José Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da | |
dc.contributor.advisor | Palos, Ana Cristina Pires | |
dc.contributor.author | Santos, Ivone Maria Almeida dos | |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T11:07:54Z | |
dc.date.available | 2025-07-21T11:07:54Z | |
dc.date.issued | 2025-03-27 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 27 de março de 2025, Universidade dos Açores. | |
dc.description.abstract | O cerne deste Trabalho de projeto foi analisar as perspetivas de alunos do 12.º ano, numa escola de Cabo Verde, sobre a relevância curricular da disciplina de Filosofia e contribuir para a criação de estratégias de contextualização curricular, mais próximas da sua realidade e das suas experiências. O projeto foi idealizado tendo em conta princípios pedagógicos de contextualização associados a diferentes correntes teóricas, como a Escola Nova ou Escola Progressista, de John Dewey, Integração curricular, de Beane, Teoria da Aprendizagem significativa, de Ausubel, e Aprendizagem mediada, de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a Metodologia da Investigação do Design Educacional, uma vez que se revelou a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido ao seu cariz interventivo, que visa satisfazer uma necessidade de forma original, aliando uma intervenção no ambiente com o estudo desta mesma intervenção, para ser gradualmente melhorada, procurando também a participação dos envolvidos e a elaboração de princípios de design. Quanto aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou-se útil, adequada e eficaz, graças à avaliação de especialistas, da professora participante e do grupo-alvo. A apresentação dos princípios de design descreve diretrizes que podem ser trazidas para outros contextos. Ficou claro que esse Modelo de Contextualização do Ensino de Filosofia também poderá ser utilizado por outros profissionais com pequenas adaptações. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The core of this Project work was to analyze the perspectives of 12th-grade students at a school in Cabo Verde regarding the curricular relevance of the Philosophy subject and to contribute to the creation of curricular contextualization strategies that align more closely with their reality and experiences. The project was conceived based on pedagogical principles of contextualization associated with different theoretical currents, such as the Progressive Education movement of John Dewey, Curriculum Integration by Beane, Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and Vygotsky's Mediated Learning. The methodology used was the Educational Design Research Methodology, as it proved to be the most suitable for the development of this project due to its interventionist nature. This methodology aims to address a need innovatively by combining intervention in the environment with the study of that same intervention to be gradually improved, while also seeking the participation of those involved and the development of design principles. As for the results, the educational intervention developed was found to be useful, appropriate, and effective, as assessed by experts, the participating teacher, and the target group. The presentation of the design principles outlines guidelines that can be applied in other contexts. It became evident that this Model for Contextualizing Philosophy Teaching could also be used by other professionals with minor adaptations. | eng |
dc.identifier.citation | Santos, Ivone Maria Almeida dos. (2024). "Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia". 230 p. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8674 | |
dc.identifier.tid | 203963270 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/8674 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Currículo | |
dc.subject | Relevância Curricular | |
dc.subject | Contextualização Curricular | |
dc.subject | Filosofia | |
dc.title | Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado |