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Importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubes

datacite.subject.fosCiências Económicas e Empresariaispt_PT
dc.contributor.advisorCouto, João Pedro Almeida
dc.contributor.authorCarreiro, Henrique Samuel Oliveira
dc.date.accessioned2024-05-14T09:49:35Z
dc.date.available2024-05-14T09:49:35Z
dc.date.issued2023-02-21
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de fevereiro de 2023, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “A importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubes”, visa estudar e comparar as estratégias de marketing de diferentes clubes, com a caraterística comum de pertencerem a ilhas. Para além da caraterística mencionada, este estudo pretendeu analisar o impacto, no marketing, do desempenho desportivo das equipas, nomeadamente o facto de terem descido de divisão desportiva nas recentes temporadas. O estudo empírico baseou-se na exploração dos casos dos seguintes clubes: Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Nacional e o Club Sport Marítimo. O método de investigação utilizado foi a análise de conteúdo, através da técnica de estudo de caso, aplicando entrevistas aos diretores de marketing dos referidos clubes. O desenvolvimento do presente estudo levou à conclusão de que os clubes em análise apostam fortemente no marketing, por reconhecerem que é uma forma bastante profícua de aproximação aos seus adeptos, bem como à sua região. Concluiu-se, ainda, que a aposta efetiva no marketing se afigura como uma forma facilitadora de a entidade desportiva alavancar as suas receitas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to highlight the importance of marketing in football by comparing the strategies of different clubs based in islands. In addition, the current study seeks to analyse the impact of the sports results from the teams, namely their recent relegations, on the clubs’ marketing strategy. The empirical study was based on the analysis of the cases of the following clubs: Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Nacional and Club Sport Marítimo. The research method used was the content analysis, applying a case study approach and conducting interviews to the marketing directors of the aforementioned clubs. Results show that the selected clubs invest heavily in marketing, recognizing that this is a fruitful way of getting closer to the supporters and to their region. The study results also suggest that a solid investment in marketing is an effective way for a sports organization to increase revenue.pt_PT
dc.identifier.citationCarreiro, Henrique Samuel Oliveira. (2023). "Importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubes". 45 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7039
dc.identifier.tid203577000pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/7039
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing Desportivopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.titleImportância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT

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