Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubesPublication . Carreiro, Henrique Samuel Oliveira; Couto, João Pedro AlmeidaO presente trabalho, intitulado “A importância do marketing no futebol: Uma análise comparativa entre clubes”, visa estudar e comparar as estratégias de marketing de diferentes clubes, com a caraterística comum de pertencerem a ilhas. Para além da caraterística mencionada, este estudo pretendeu analisar o impacto, no marketing, do desempenho desportivo das equipas, nomeadamente o facto de terem descido de divisão desportiva nas recentes temporadas. O estudo empírico baseou-se na exploração dos casos dos seguintes clubes: Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Nacional e o Club Sport Marítimo. O método de investigação utilizado foi a análise de conteúdo, através da técnica de estudo de caso, aplicando entrevistas aos diretores de marketing dos referidos clubes. O desenvolvimento do presente estudo levou à conclusão de que os clubes em análise apostam fortemente no marketing, por reconhecerem que é uma forma bastante profícua de aproximação aos seus adeptos, bem como à sua região. Concluiu-se, ainda, que a aposta efetiva no marketing se afigura como uma forma facilitadora de a entidade desportiva alavancar as suas receitas.