Publication
Formar leitores : práticas pedagógicas no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Isabel | |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da | |
dc.contributor.author | Alves, Ana Beatriz Andrade | |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T11:24:59Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T11:24:59Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.description | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 19 de julho de 2021. | pt_PT |
dc.description.abstract | A Literatura Infantil é muito mais do que a escrita de obras para crianças. É, ou deve ser, acima de tudo, um caminho de descoberta do eu leitor, oferecido, desde cedo, às crianças. Dar a oportunidade à criança de crescer através da leitura é possibilitar-lhe o contacto com diferentes realidades, as quais podem ser apresentadas através de uma variedade de leituras pertencentes ao universo infantil. Deve-se oferecer às crianças a oportunidade de criar um gosto pela leitura, para que estas consigam sentir prazer naquilo que estão a ler. Só assim se conseguirá ajudar na formação de futuros leitores, capazes de analisar o mundo, expondo perspetivas para além daquelas que são apresentadas nos livros escolares. Do universo da Literatura Infantil fazem parte os contos, os quais oferecem à criança a entrada num mundo belo e fantasioso, sendo esta uma forma de ajudá-las a crescer em todos os níveis, oferecendo-lhes, através de diferentes leituras, a oportunidade de aprenderem a lidar com as suas diferentes emoções. Os contos tradicionais e contemporâneos são uma boa forma de integrar as crianças no muito vasto universo de leituras. Uma leitura pode ensinar à criança uma melhor maneira de lidar com uma situação, algo que só conseguimos compreender quando valorizarmos devidamente a presença da leitura, desde cedo. Desde modo, será feito um trabalho de análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II, durante as quais foram utilizados diferentes contos tradicionais e contemporâneos, trabalhados através de diferentes atividades e estratégias, sempre com o intuito de ajudar as crianças a desenvolver o gosto pela leitura. No que diz respeito à prática pedagógica, chegamos à conclusão de que a implementação de vários momentos de leitura é, sem dúvida, uma boa forma de incentivar no gosto pela mesma, pois foi bem visível a forma como as crianças/alunos foram necessitando de mais momentos destes. Contudo, também se percebeu que a escolha dos contos e o modo como estes são apresentados é crucial para o desenvolvimento da motivação. Daí ser muito importante a presença de recursos que consigam cativar e ajudar as crianças/alunos a entrar no universo do conto trabalhado. Muitas vezes estas práticas, influenciadas pela rotina, tendem a ser limitadas, revelando-se incapazes de chegar às crianças/alunos com o brilho necessário para o desenvolvimento de uma nova “luz”, fundamental para a criação de um novo gosto: o da leitura. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Children's Literature is much more than writing works for children. It is, or must be, above all, a way of discovering the reader self, offered, from an early age, to children. Giving children the opportunity to grow through reading is to enable them to come into contact with different realities, which can be presented through a variety of readings pertaining to the children's universe. Children should be offered the opportunity to create a taste for reading, so that they can get pleasure from what they are reading. Only in this way will we be able to help in the formation of future readers, capable of analyzing the world, presenting perspectives beyond those presented in school books Tales are part of the universe of Children's Literature, which offer children the entrance into a beautiful and fantasy world, which is a way to help them grow at all levels, offering them, through different readings, the opportunity to learn to deal with their different emotions. Traditional and contemporary tales are a good way to integrate children into the vast universe of reading. A reading can teach the child a better way to deal with a situation, something that we can only understand when we properly value the presence of reading, from an early age. In this way, an analysis and reflection work will be done on the practices developed in Pedagogical Stages I and II, during which different traditional and contemporary tales were used, worked through different activities and strategies, always with the aim of helping children to develop a taste for reading. With regard to pedagogical practice, we came to the conclusion that the implementation of several moments of reading is, without a doubt, a good way to encourage the taste for it, as it was very visible how the children/students were needing more moments like these. However, it was also realized that the choice of stories and the way they are presented is crucial for the development of motivation. Hence, the presence of resources that are able to captivate and help children/students to enter the universe of the short story is very important. Often these practices, influenced by routine, tend to be limited, proving themselves unable to reach children/students with the necessary brightness for the development of a new “light”, fundamental for the creation of a new taste: that of reading. | en |
dc.identifier.citation | Alves, Ana Beatriz Andrade (2021). "Formar leitores: práticas pedagógicas no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico", 204 p.. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6144>. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202803503 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/6144 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conto Infantil | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | en |
dc.subject | Pre-school Education | en |
dc.subject | Children's Literature | en |
dc.subject | Pedagogical Practices | en |
dc.title | Formar leitores : práticas pedagógicas no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertMestradoAnaBeatrizAndradeAlves2021.pdf
- Size:
- 7.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format