Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-19"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Formar leitores : práticas pedagógicas no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Ana Beatriz Andrade; Santos, Ana Isabel; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daA Literatura Infantil é muito mais do que a escrita de obras para crianças. É, ou deve ser, acima de tudo, um caminho de descoberta do eu leitor, oferecido, desde cedo, às crianças. Dar a oportunidade à criança de crescer através da leitura é possibilitar-lhe o contacto com diferentes realidades, as quais podem ser apresentadas através de uma variedade de leituras pertencentes ao universo infantil. Deve-se oferecer às crianças a oportunidade de criar um gosto pela leitura, para que estas consigam sentir prazer naquilo que estão a ler. Só assim se conseguirá ajudar na formação de futuros leitores, capazes de analisar o mundo, expondo perspetivas para além daquelas que são apresentadas nos livros escolares. Do universo da Literatura Infantil fazem parte os contos, os quais oferecem à criança a entrada num mundo belo e fantasioso, sendo esta uma forma de ajudá-las a crescer em todos os níveis, oferecendo-lhes, através de diferentes leituras, a oportunidade de aprenderem a lidar com as suas diferentes emoções. Os contos tradicionais e contemporâneos são uma boa forma de integrar as crianças no muito vasto universo de leituras. Uma leitura pode ensinar à criança uma melhor maneira de lidar com uma situação, algo que só conseguimos compreender quando valorizarmos devidamente a presença da leitura, desde cedo. Desde modo, será feito um trabalho de análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II, durante as quais foram utilizados diferentes contos tradicionais e contemporâneos, trabalhados através de diferentes atividades e estratégias, sempre com o intuito de ajudar as crianças a desenvolver o gosto pela leitura. No que diz respeito à prática pedagógica, chegamos à conclusão de que a implementação de vários momentos de leitura é, sem dúvida, uma boa forma de incentivar no gosto pela mesma, pois foi bem visível a forma como as crianças/alunos foram necessitando de mais momentos destes. Contudo, também se percebeu que a escolha dos contos e o modo como estes são apresentados é crucial para o desenvolvimento da motivação. Daí ser muito importante a presença de recursos que consigam cativar e ajudar as crianças/alunos a entrar no universo do conto trabalhado. Muitas vezes estas práticas, influenciadas pela rotina, tendem a ser limitadas, revelando-se incapazes de chegar às crianças/alunos com o brilho necessário para o desenvolvimento de uma nova “luz”, fundamental para a criação de um novo gosto: o da leitura.