Repository logo
 
Publication

Avaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19

datacite.subject.fosCiências Económicas e Empresariaispt_PT
dc.contributor.advisorTiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges
dc.contributor.authorMelo, Sara Amaral
dc.date.accessioned2023-07-11T09:31:28Z
dc.date.available2023-07-11T09:31:28Z
dc.date.issued2023-04-21
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de abril de 2023, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractAo longo da história, é possível verificar que o comportamento do consumidor se foi adaptando sempre às novas realidades de diversas formas. Com o surgimento em 2020 de uma pandemia, assistiu-se mundialmente a restrições, confinamentos e ao surgimento de desafios políticos e de gestão. O surgimento do Covid-19, mudou completamente a forma como as pessoas viviam o dia a dia, tanto ao nível do trabalho, como ao nível do consumo. O objetivo deste estudo é o de perceber como é que, mais uma vez na História da Humanidade, os indivíduos/consumidores adaptaram o seu comportamento de compra, face à nova realidade e a todas as restrições relacionadas com ela. De forma a perceber como foi essa adaptação e os desafios associados a esta foram revistos diversos documentos e foi aplicado um questionário online a consumidores. Os resultados obtidos permitiram verificar que nem todos os comportamentos adotados inicialmente foram cabalmente interiorizados e que estes variam consoante um conjunto de características dos consumidores. Sendo um trabalho de análise do comportamento do consumidor, existem ainda muitas outras dimensões que podiam ser exploradas em futuros trabalhos de investigação e enriquecerão o conhecimento sobre o comportamento do consumidor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Throughout history, it is possible to verify that consumer behavior has constantly been adapting to new realities in many ways. However, back in 2020, with the emergence of the Covid-19 pandemic, there were worldwide restrictions, lockdowns, and the emergence of political and management challenges. This scenario completely changed the way people live daily, both in terms of work, as in terms of consumption. This study aims to understand how individuals/ consumers have adapted their buying behavior in the face of the new reality and all the related restrictions. Several documents were reviewed to understand how this adaptation process was and its challenges, and an online questionnaire was applied to consumers. The results showed that not all initially adopted behaviors were fully internalized and varied according to consumer characteristics. As a work that analyses consumer behavior, there are still many other dimensions that could be explored in future research.pt_PT
dc.identifier.citationMelo, Sara Amaral. (2022). "Avaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19". 73 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2022. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/6756
dc.identifier.tid203327063pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/6756
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumer Behaviourpt_PT
dc.subjectMotivationspt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectProcesso de Decisão de Comprapt_PT
dc.titleAvaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Sara Amaral Melo.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: