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Eficiência energética : uma aplicação do postulado de Khazzoom-Brookes ao sector automóvel português

dc.contributor.advisorSilva, Francisco
dc.contributor.authorMatos, Fernando José Fagundes
dc.date.accessioned2010-08-24T14:13:55Z
dc.date.available2010-08-24T14:13:55Z
dc.date.issued2009-03-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências Empresariaispor
dc.description.abstractEm consequência do elevado peso do custo do combustível na estrutura de encargos das empresas de transporte, a redução dos custos de operação através do aumento da eficiência energética das viaturas ou eficiência operacional da operação, provoca uma alteração do custo relativo do transporte rodoviário de mercadorias. Tal facto pode aumentar a procura deste tipo de serviço. Assim, o resultado final será um aumento do consumo de combustível em que parte da poupança energética obtida através do aumento da eficiência pode ser assim anulada. A existência de um “efeito ricochete” neste sector em particular é determinante na definição de politicas energéticas nacionais na medida em que no ano 2006 o transporte rodoviário de mercadorias foi responsável pelo consumo de 872 milhões de litros de gasóleo em Portugal. Analisou-se o sector do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal no período 1987-2006. Comprovou-se que as melhorias na eficiência energética não provocam o chamado efeito ricochete mas confirmou-se a existência de um efeito directo entre 1,2% e 24,1%. Demonstrou-se também que as empresas transportadores estão mais inclinadas para adoptar melhorias operacionais, como forma de melhorar a eficiência, do que melhorias tecnológicas.por
dc.description.abstractABSTRACT: Because of the large portion of total operating costs of transportation companies going towards energy, a reduction of such operating costs brought about by an increase in fleet fuel efficiency or an increase in operating efficiency results in a change to the relative cost of road freight transportation. This fact could result in an increase in the demand for such services. If this is true, the result would be an increase in total fuel consumption so that part of the energy savings obtained through the increased energy efficiency would be lost. The existence of a “Rebound Effect” is especially important in this sector and is crucial for the definition of a national energy policy. In 2006 road freight transport was responsible for the consumption of 872 million litres of diesel fuel in Portugal. The road freight transport sector was studied in Portugal between the years of 1987 and 2006. It was found that increased energy efficiency did not cause a rebound effect but did cause a total direct rebound effect between 1,2% and 24,1%. It was also found that fleet operators are more inclined to adopt operational efficiencies than technological fuel efficiencies as a means of increasing total operating efficiency.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/531
dc.language.isoporpor
dc.subjectEficiência Energéticapor
dc.subjectTransporte Rodoviário de Mercadoriaspor
dc.titleEficiência energética : uma aplicação do postulado de Khazzoom-Brookes ao sector automóvel portuguêspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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