Repository logo
 
Publication

Intervenção psicossocial junto de crianças que vivem em situação de pobreza

dc.contributor.advisorRego, Isabel Estrela
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Jorge Afonso
dc.contributor.authorSousa, Erica Jane Ferreira
dc.date.accessioned2013-10-07T15:19:19Z
dc.date.available2013-10-07T15:19:19Z
dc.date.issued2013-07-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractO presente trabalho surge em virtude de não existirem, nas IPSS micaelenses, projetos direcionados para crianças que vivem em situação de pobreza, dado que viver num meio familiar que tem baixos rendimentos ou mesmo escassez de recursos, pode originar uma série de reações como o stress, o medo, entre outros. Tudo isto, tende a afetar o indivíduo, sendo já possível observar os sinais destas perturbações quando a criança inicia o ensino pré-escolar, pois as crianças vítimas desta situação, apresentam diversas vezes comportamentos destrutivos, dificuldades de aprendizagem, de concentração ou até determinadas doenças mentais. (Shonkoff, 2011). Propõe-se, deste modo, apresentar um projeto de intervenção social em ordem a diagnosticar e a contrariar os problemas elencados. Este trabalho procura ainda, além de diagnosticar, intervir para apoiar o desenvolvimento psicossocial das crianças.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study arises from the realization that in S. Miguel there is a lack of IPSSs with projects focused on children living in poverty. Living in a family environment with a low income or resource scarcity may cause a series of emotional reactions such as stress, fear, anxiety and low-self-esteem, amongst others, which tend to strongly affect the individual, especially children, whose emotional instability is possible to observe even at pre-school age. Moreover, children who come from poor environments usually show repeatedly destructive behaviours, learning difficulties, lack of concentration, or certain mental illnesses. (Shonkoff, 2011:982). Therefore, our purpose is to present a project of social intervention in order to diagnose and counteract the problems listed.en
dc.identifier.citationSousa, Erica Jane Ferreira – "Intervenção psicossocial junto de crianças que vivem em situação de pobreza". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 113, [21] f.. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2278
dc.language.isoporpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectExclusão Socialpor
dc.subjectPobrezapor
dc.titleIntervenção psicossocial junto de crianças que vivem em situação de pobrezapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoEricaJaneFerreiraSousa2013.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: