Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A leitura e a escrita na intervenção pedagógica em contexto de estágio : conceptualizações infantis e promoção de comportamentos leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoSofiaHomemAzevedo2018.pdf3.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio é o resultado de todo o trabalho desenvolvido em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade Faculdades de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, subjacente à temática “A Leitura e a Escrita na Intervenção Pedagógica em Contexto de Estágio: conceptualizações infantis e promoção de comportamentos leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A escolha do referido tema deve-se, por um lado, ao facto de se revelar cada vez mais importante pensar que a abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar é parte integrante do currículo deste nível de ensino. Por outro lado, e relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, não esquecer que, é de salientar a importância da aprendizagem formal de competências de leitura e escrita, bem como a promoção do gosto pela leitura e escrita, no sentido de poder desenvolver nas crianças que frequentam este nível de ensino ferramentas que as levem a construir o seu papel como leitor/escritor, não apenas para a escola, mas para a vida. O trabalho desenrolou-se ao longo de dois semestres letivos, sendo que o primeiro disse respeito ao contexto de Educação Pré-Escolar e o segundo ao contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante o desenvolvimento dos estágios foram implementadas estratégias direcionadas para a organização da rotina diária, para a organização do trabalho das crianças e para atividades que respeitassem os interesses e as necessidades das crianças, com o objetivo claro de promover a leitura e motivá-las para a sua utilização. Assim sendo, com a elaboração deste trabalho, podemos concluir que é de extrema importância que o educador/professor promova a leitura e a escrita de uma forma motivadora para as crianças, implementando estratégias de intervenção pedagógica que correspondam às necessidades e expetativas das mesmas. No caso concreto dos Estágios Pedagógicos, podemos salientar uma evolução nas crianças a nível do reconhecimento de letras e do interesse em escrever novas palavras nas crianças do Pré-Escolar, e uma grande participação e empenho na leitura e escrita por parte dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
ABSTRACT: This traineeship report refers to the activities developed during the Pedagogical Traineeship I and II that are part of the Master's degree program in Pre-school Education and Primary School Teaching, a course provided by the Faculty of Human and Social Sciences of the University of the Azores. The report focuses on the following issues: “Reading and Writing in the Framework of a Pedagogical Traineeship: Child's Conceptualizations and Promotion of Reader/Writer Behaviours in Pre-School Education and in the First Cycle of Basic Education”. On the one hand, the choice of this theme was based on the increasing relevance that the approach to reading and writing in Pre-school Education is nowadays taking, as integral parts of the curriculum at this level. On the other hand, regarding the first cycle of basic education, particular account shall be taken of the significance rightly attached to formal learning of reading and writing, as well as to the promotion of the taste for reading and writing. At this level of education, the goal is to give children the tools they need to build their role as readers /writers, not only for school but for life. The work was being carried out during two school semesters: the first one was dedicated to a traineeship in Pre-school Education, while the second took place in a Primary Education context, at 1st cycle level. During these traineeships, a number of strategies seeking to organize children's routines and schedules have been implemented with the clear objective of developing reading habits and motivation – obviously in order to meet pupils’ interests and needs. This report highlights the need for a strong commitment, on the part of teachers and educators, to promote reading and writing in a motivating way, by strategies of pedagogical intervention based on the children's needs and expectations. Through the concrete experience offered by Pedagogical Traineeships, it is possible to point out how the children of the Pre-school showed a positive development in letter recognition and an increased interest in writing words. For their part, the students of the 1st cycle of Primary Education, when involved in reading and writing activities, showed a high degree of participation and a remarkable commitment.

Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico, 21 de setembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Estágio Pedagógico Escrita Leitura Prática Pedagógica

Citation

Azevedo, Sofia Homem. "A leitura e a escrita na intervenção pedagógica em contexto de estágio: conceptualizações infantis e promoção de comportamentos leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. 93 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4856>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue