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- A leitura e a escrita na intervenção pedagógica em contexto de estágio : conceptualizações infantis e promoção de comportamentos leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azevedo, Sofia Homem; Santos, Ana IsabelEste relatório de estágio é o resultado de todo o trabalho desenvolvido em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade Faculdades de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, subjacente à temática “A Leitura e a Escrita na Intervenção Pedagógica em Contexto de Estágio: conceptualizações infantis e promoção de comportamentos leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A escolha do referido tema deve-se, por um lado, ao facto de se revelar cada vez mais importante pensar que a abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar é parte integrante do currículo deste nível de ensino. Por outro lado, e relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, não esquecer que, é de salientar a importância da aprendizagem formal de competências de leitura e escrita, bem como a promoção do gosto pela leitura e escrita, no sentido de poder desenvolver nas crianças que frequentam este nível de ensino ferramentas que as levem a construir o seu papel como leitor/escritor, não apenas para a escola, mas para a vida. O trabalho desenrolou-se ao longo de dois semestres letivos, sendo que o primeiro disse respeito ao contexto de Educação Pré-Escolar e o segundo ao contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante o desenvolvimento dos estágios foram implementadas estratégias direcionadas para a organização da rotina diária, para a organização do trabalho das crianças e para atividades que respeitassem os interesses e as necessidades das crianças, com o objetivo claro de promover a leitura e motivá-las para a sua utilização. Assim sendo, com a elaboração deste trabalho, podemos concluir que é de extrema importância que o educador/professor promova a leitura e a escrita de uma forma motivadora para as crianças, implementando estratégias de intervenção pedagógica que correspondam às necessidades e expetativas das mesmas. No caso concreto dos Estágios Pedagógicos, podemos salientar uma evolução nas crianças a nível do reconhecimento de letras e do interesse em escrever novas palavras nas crianças do Pré-Escolar, e uma grande participação e empenho na leitura e escrita por parte dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.