Repository logo
 
Publication

O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSerpa, Margarida Damião
dc.contributor.advisorMartins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da Cunha
dc.contributor.authorHorta, Sara Sofia Silva
dc.date.accessioned2017-08-02T16:18:29Z
dc.date.available2017-08-02T16:18:29Z
dc.date.issued2017-04-28
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 28 de Abril de 2017, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractNeste relatório de estágio, apresenta-se o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurando expressar as dinâmicas exploradas nas práticas educativas, bem como a reflexão ponderada e justificada das mesmas. O principal objetivo desta reflexão consiste em dar uma visão geral do trabalho realizado e em realçar práticas que foram objeto de reestruturação por, numa fase inicial, terem gerado dificuldades nos processos de aprendizagem das crianças, dando-se conta das alterações efetuadas e dos seus resultados. Apresenta-se, ainda, um estudo sobre a relevância do ensino da matemática a partir das perspetivas dos pais e/ou Encarregados de Educação e dos dados das práticas do estágio. Este estudo visa conhecer as potencialidades e as dificuldades das crianças nesta área, bem como identificar, nos discursos dos pais, algumas das suas estratégias de intervenção com os educandos e o valor dado ao trabalho escolar. Para este efeito, o estudo contou com oito crianças (cinco da Educação Pré-escolar e três do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e seus Encarregados de Educação, também num total de oito. A recolha dos dados efetuou-se mediante entrevistas aos Encarregados de Educação, a aplicação de provas de diagnóstico na área da matemática e a observação direta, na sala de aula. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os Encarregados de Educação reconhecem o valor da escola, ao admitirem ter diálogos diários com os educandos sobre o que estes lá fazem, concordam com a importância do ensino da matemática, ligando-a a ações do seu quotidiano, e tendem a verbalizar expetativas positivas sobre os seus educandos. Sobre as dificuldades dos alunos, em qualquer área, tanto as perspetivas dos pais como a nossa observação direta apontam, sobretudo, para dificuldades gerais, relacionadas com a falta de autonomia e a falta de atenção e concentração. Através da nossa observação direta e da análise de testes diagnósticos, aferimos que as dificuldades específicas continuaram a apontar problemas de atenção e concentração; dificuldade na compreensão e utilização de vocabulário na matemática; dificuldade na identificação do objetivo do enunciado do problema; e, por último, falhas no domínio de conteúdos matemáticos. Na sua generalidade, estes dados revelam que o conhecimento específico das dificuldades das crianças na área da matemática pertence à escola e que os pais estão sensíveis à utilização de estratégias que permitem aplicar a matemática na resolução de situações do quotidiano.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In this probation report it is presented the work developed in my internship in preprimary education and primary education, being herein expressed the dynamics explored in the educational practices, and analyzed the actions implemented. The main goal of this report is to give an overview of the work carried out in the aforementioned internships, and highlight the practices that have been restructured considering that, in an early stage of the internships, we noticed that children had some difficulties in the learning process, being herein described the changes made in the initial approach and the results of the restructed work. It is also analyzed in this report the relevance of mathematics teaching from the parents and/or guardians perspectives, and according to the internships practices. It is the purpose of this study to have the knowledge of the potentialities and difficulties of children in this area, and to identify, through parents discourses, their strategies of intervention with their pupils in the mathematics plane, as well as the value they give to school work.For this purpose, we identify/choose eight children for our study (five from Pre-school and three from the 1st Cycle of Basic Education) and their parents/guardians, also a total of eight. The data collection was carried out through interviews with the parents/guardians, diagnostic tests in the mathematics area and direct observation in the classroom. The collected data were subjected to content analysis. The results showed us that the parents/guardians recognize the value of the school by saying they have daily dialogues with their pupils about what they do at school, they agree with the importance of mathematics teaching, connecting it with everyday actions, and also they expressed positive expectations about their pupils. Regarding student’s difficulties, in any area, both parents/guardians perspectives as our direct observation indicate, mainly, to general difficulties related to students' lack of autonomy, attention and concentration. Through our direct observation and analysis of diagnostic tests, we conclude that ‘specific difficulties’ still have to do with lack of attention and concentration problems; Difficulty in understanding and using mathematics vocabulary; Difficulty in identifying the objective of the hypothesis presented, and lastly, failure in the domain of mathematical contents. In general, these data reveal that the identification of children’s specific difficulties in mathematics is a responsibility of the school and that parents are aware in using strategies that manage to introduce mathematics in the resolution of everyday life situations.pt_PT
dc.identifier.citationHorta, Sara Sofia Silva. "O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemática". 2017. 138 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico / Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4334>.pt_PT
dc.identifier.tid201713195pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4334
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectEducational Practicespt_PT
dc.subjectMathematics Educationpt_PT
dc.subjectParental Involvementpt_PT
dc.titleO ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodSSSH2017.pdf
Size:
165.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoSaraSofiaSilvaHorta2017.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: