Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Matemática, a Educação Física e o Jogo : discursos e práticas para o Ensino da Educação Básica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

No âmbito dos Seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar” refletiu-se sobre as possibilidades de interligação da matemática com a educação física, ambas disciplinas curriculares do sistema educativo português, em que a primeira se ocupa dos simbolismos relacionados com a quantidade e o espaço, e a segunda é uma vertente pedagógica da atividade física, que recorre ao movimento, realizado num referencial de espaço e tempo. O que é sugerido neste texto são propostas de ensino em que o educador/ professor, num quadro de interdisciplinaridade permita o contacto das crianças com situações de aprendizagem da matemática, a partir das mais simples situações de prática física em contexto curricular, do brincar e jogar às práticas corporais, físicas e desportivas.

Description

Keywords

Educação de Infância Educação Física Ensino e Aprendizagem Ensino Básico Estratégias Educativas Matemática

Citation

Condessa, I. C. (2015). "A Matemática, a Educação Física e o Jogo: discursos e práticas para o Ensino da Educação Básica". In A. P. Garrão, M. R. Dias & R. C. Teixeira (Coord.). Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar, Capítulo IX, (pp. 151-164), Ponta Delgada: Letras Lavadas.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue