Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

A responsabilidade social das empresas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestrado_Ana Beatriz Inacio Mansinho.pdf2.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As organizações, e respectivas partes interessadas, estão cada vez mais cientes das vantagens e do impacto de um comportamento socialmente responsável. A Responsabilidade Social é uma prática realizada pelas empresas, com o objetivo de trazer benefícios sociais e ambientais para sua comunidade interna e externa. É vista como um processo contínuo e de melhoria da empresa: na sua relação com os colaboradores, na comunidade em que está inserida e com os parceiros envolvidos. O desempenho de uma organização relativamente à sociedade na qual desenvolve as suas actividades, e o respectivo impacto ambiental, são aspectos fundamentais para a avaliação do seu desempenho global enquanto empresa. Estes factores reflectem a existência de ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa gestão organizacional. Existe cada vez mais uma procura por uma sociedade e meio ambiente equilibrados e, por isso, surgem três tipos de Responsabilidade Social: Responsabilidade Social Corporativa; Responsabilidade Social Empresarial e; Responsabilidade Social Ambiental. As empresas que optam por uma posição socialmente responsável obtêm, consequentemente, um crescimento mais sustentável e uma maior visibilidade. Já para não falar na preferência por parte dos consumidores, que se demonstram cada vez mais exigentes quanto às organizações. Por isso, as que demonstram ser socialmente responsáveis adquirem uma posição vantajosa face à sua concorrência. Além disso, encontram-se menos propícias a problemas judiciais. Não obstante, a Responsabilidade Social não se rege somente à legislação vigente e não visa apenas retorno financeiro; considera, sobretudo, os benefícios para o seu público alvo (interno e externo). A presente investigação baseia-se nas seguintes metodologias: pesquisa em websites; consulta de livros, artigos e relatórios e; conhecimento próprio, através de situações experienciadas e vivenciadas no dia a dia. O principal objetivo da mesma é traçar a conceptualização teórica da Responsabilidade Social das empresas, identificando as boas práticas, a nível internacional, nacional e regional, dando, para o efeito, exemplos das práticas adotadas por diversas empresas.
ABSTRACT: The companies, and their stakeholders, are becoming increasingly aware of the advantages and the impact of a socially responsible behavior. Social Responsibility is a practice carried out by companies, aiming to bring social and environmental benefits to their internal and external community. It’s considered as a continuous process of improvement for the company: in its relationship with its employees, the community in which it is inserted and with the partners involved. An organization's performance in relation to the society in which it carries out its activities, and its environmental impact, are critical aspects in the evaluation of its overall performance as a company. These factors reflect healthy ecosystems, social equity and good organizational management. There is an increasing demand for a balanced society and environment, and so three types of Social Responsibility are emerging: Corporate Social Responsibility; Business Social Responsibility and; Environmental Social Responsibility. Companies that opt for a socially responsible position consequently achieve more sustainable growth and greater visibility too. Besides, they have the preference of consumers, who are increasingly more demanding with organizations. Therefore, those that demonstrate to be socially responsible acquire an advantageous position over their competitors. In addition, they are less prone to legal problems. However, Social Responsibility is not only governed by current legislation and doesn’t aim only for financial return; it considers, above all, the benefits for its target community (internal and external). This research is based on the following methodologies: research on websites; consultation of books, articles and reports and; own knowledge, through situations experienced and lived on a daily basis. The main goal is to outline the theoretical conceptualization of companie’s Social Responsibility, identifying good practices at the international, national, and regional levels, and giving examples of practices adopted by several companies.

Description

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 10 de julho de 2023, Universidade dos Açores.

Keywords

Impacto Social Responsibility

Citation

Mansinho, Ana Beatriz Inácio. (2023). "A responsabilidade social das empresas". 81 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/6773

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue