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- A responsabilidade social das empresasPublication . Mansinho, Ana Beatriz Inácio; Rodrigues, José NoronhaAs organizações, e respectivas partes interessadas, estão cada vez mais cientes das vantagens e do impacto de um comportamento socialmente responsável. A Responsabilidade Social é uma prática realizada pelas empresas, com o objetivo de trazer benefícios sociais e ambientais para sua comunidade interna e externa. É vista como um processo contínuo e de melhoria da empresa: na sua relação com os colaboradores, na comunidade em que está inserida e com os parceiros envolvidos. O desempenho de uma organização relativamente à sociedade na qual desenvolve as suas actividades, e o respectivo impacto ambiental, são aspectos fundamentais para a avaliação do seu desempenho global enquanto empresa. Estes factores reflectem a existência de ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa gestão organizacional. Existe cada vez mais uma procura por uma sociedade e meio ambiente equilibrados e, por isso, surgem três tipos de Responsabilidade Social: Responsabilidade Social Corporativa; Responsabilidade Social Empresarial e; Responsabilidade Social Ambiental. As empresas que optam por uma posição socialmente responsável obtêm, consequentemente, um crescimento mais sustentável e uma maior visibilidade. Já para não falar na preferência por parte dos consumidores, que se demonstram cada vez mais exigentes quanto às organizações. Por isso, as que demonstram ser socialmente responsáveis adquirem uma posição vantajosa face à sua concorrência. Além disso, encontram-se menos propícias a problemas judiciais. Não obstante, a Responsabilidade Social não se rege somente à legislação vigente e não visa apenas retorno financeiro; considera, sobretudo, os benefícios para o seu público alvo (interno e externo). A presente investigação baseia-se nas seguintes metodologias: pesquisa em websites; consulta de livros, artigos e relatórios e; conhecimento próprio, através de situações experienciadas e vivenciadas no dia a dia. O principal objetivo da mesma é traçar a conceptualização teórica da Responsabilidade Social das empresas, identificando as boas práticas, a nível internacional, nacional e regional, dando, para o efeito, exemplos das práticas adotadas por diversas empresas.