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Formação de adultos : desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise
dc.contributor.author | Mira Leal, Susana | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.date.accessioned | 2013-03-11T15:47:40Z | |
dc.date.available | 2013-03-11T15:47:40Z | |
dc.date.issued | 2011-11 | |
dc.description.abstract | As profundas alterações ao nível social e económico, das dinâmicas de trabalho e emprego, da estrutura e funcionamento das organizações têm vindo a reclamar uma atenção crescente às questões da formação de adultos. Esta atenção aparece consubstanciada num conjunto já significativo de documentos europeus de referência na área da educação e da formação, que visam, entre outros aspetos, estimular o prosseguimento, nos diferentes países, de políticas no domínio da aprendizagem ao longo da vida. Neste enquadramento, em Portugal, os responsáveis governativos e educativos têm vindo a investir na concretização de um conjunto de medidas de ação educativa e formativa que passam pelo prolongamento da escolaridade obrigatória, pela adequação e qualidade das ofertas formativas, de nível básico, secundário e superior, pela valorização de conhecimentos, competências e experiências profissionais, entre outros aspetos. Também o setor privado tem vindo a reconhecer cada vez mais a importância do desenvolvimento do seu potencial humano para fazer face às exigências de modernização, produtividade e competitividade que se lhe colocam atualmente, ainda mais num ambiente de elevada retração económica como o que o país atravessa. Neste sentido, as organizações têm vindo a incrementar e a adequar as suas estratégias de formação de recursos humanos, com vista a facilitar o desenvolvimento de diferentes competências, entre as quais as de São exemplos desses documentos: o Programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida (2006); a Estratégia de Lisboa para 2010 (2000); o Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida (2000); a Declaração de Hamburgo (1998); a Declaração mundial sobre a educação superior no século XXI – Visão e acção (1998); o Livro branco sobre a educação e a formação “Ensinar e aprender – Rumo à sociedade cognitiva” (1995); comunicação, criatividade e inovação, flexibilidade, adaptação e resolução de problemas, nos seus colaboradores. Atendendo, assim, à importância das questões da formação no mundo atual, investigadores e técnicos propuseram-se olhar para esta problemática do ponto de vista das suas áreas de conhecimento e intervenção, produzindo contributos que deram origem à obra Formação de adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. O livro encontra-se organizado em quatro partes. A primeira, mais extensa, pela sua natureza enquadradora, intitula-se Formação: que desafios? Nela, reflete-se sobre alguns reptos que a formação enfrenta hoje, convidando o leitor a problematizar o próprio conceito e a discutir objetivos, conteúdos e modalidades de formação de adultos. A segunda parte, Formação, Trabalho e Emprego: que articulações?, analisa a articulação entre o sistema educativo e formativo e o mercado de trabalho, tomando como referência questões de idade e género, e discute políticas para a empregabilidade. Na terceira parte, cujo título é Formação, recursos humanos e empreendedorismo: que oportunidades?, equaciona-se o papel da formação em recursos humanos e empreendedorismo para compreender e lidar de forma mais eficaz com a complexidade atual dos contextos organizacionais e empresariais. Por último, a quarta parte, Formação nas empresas: dois testemunhos que oferecem depoimentos de práticas de formação em empresas nacionais, procurando dar conta das mais-valias provindas desse investimento formativo. Espera-se que a leitura desta obra permita ao leitor expandir e/ou aprofundar as suas reflexões acerca das problemáticas discutidas em cada capítulo, encontrar resposta para algumas das suas inquietações profissionais e estimular uma atitude otimista e empreendedora, capaz de gerar novas ideias e perseguir novas soluções. | por |
dc.identifier.citation | LEAL, Susana Mira, ed. lit. ; CALDEIRA, Suzana Nunes,, ed. lit. - "Formação de adultos : desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise". [Ponta Delgada] : Universidade dos Açores, 2011. 285 p.. ISBN 978-972-8612-74-0. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8612-74-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/1664 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Universidade dos Açores | por |
dc.subject | Formação de Adultos | por |
dc.subject | Formação à Distância | por |
dc.subject | Formação em Contexto de Trabalho | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Emprego | por |
dc.subject | Recursos Humanos | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.title | Formação de adultos : desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada | por |
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