Repository logo
 
Publication

Cidades educadoras e gestão cultural : um estudo de caso no município da Lagoa-Açores

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorTomás, Licínio Manuel Vicente
dc.contributor.authorViveiros, Teresa Sofia de Melo
dc.date.accessioned2017-08-03T09:40:30Z
dc.date.available2017-08-03T09:40:30Z
dc.date.issued2017-05-02
dc.descriptionMestrado, Património, Museologia e Desenvolvimento, 2 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractÉ a partir do relatório Aprender a Ser, coordenado por Edgar Faure (1972) e publicado pela UNESCO, que surge o conceito de Cidade Educadora. Numa visão prospetiva da educação, Faure vem chamar a atenção para o capital educativo da cidade, fazendo a interligação entre educação-território. Em 1990, em Barcelona, decorre o I Congresso das Cidades Educadoras e é então que, partindo dos pressupostos de Faure, é redigida a Carta das Cidades Educadoras, com vinte princípios norteadores e subscrita, então, por 139 cidades. Numa cidade educadora, conceitos e linhas de atuação que vão ao encontro da educação permanente, de uma educação cultural e extensível a diversos equipamentos, de um projeto cultural e formativo da cidade, são aspetos fundamentais. Conscientes da importância de uma cidade assumir-se como uma escola a céu aberto para todos os cidadãos, da importância da identidade local e de uma gestão cultural e pedagógica municipal, este trabalho dedicou-se a estudar, numa primeira fase, o trinómio cidade-educação-cultura, de uma forma individual e interligada, centrando-se, à posteriori, nas cidades educadoras e nas suas políticas educativas e culturais. Esta componente teórica serviu de base para o estudo do Município da Lagoa (Açores), objeto de estudo desta dissertação. Neste estudo urgiu não só a necessidade de se efetuar uma investigação documental sobre o concelho (caraterização, enquadramento histórico, levantamento de potenciais recursos culturais e educativos, políticas municipais), como também se sentiu a necessidade de realizar um estudo quantitativo, através de um questionário estruturado que abrangeu 552 sujeitos, 62% a residir no concelho da Lagoa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: It is from the report Learning to Be, coordinated by Edgar Faure (1972) and published by UNESCO that arises the concept of Educating City. In a prospective vision of education, Faure draw attention to the educational capital of the city, making the link between education and territory. In 1990, in Barcelona, follows the 1st International Congress of Educating Cities and it is then that, starting from the Faure assumptions, is drafted the Charter of Educating Cities, with twenty guiding principles and subscribed, then, by 139 cities. In an Educating City, concepts and lines of action that meet a permanent education, a cultural education extended to various facilities, a cultural and training project of the city, are fundamental aspects. Aware of the importance of a city to be assumed itself as a school open to all citizens, of the importance of local identity and a cultural and pedagogical municipal management, this work aims to study in a first phase, the trinomial city-education-culture, in an individual and interconnected way, focusing, in hindsight, on educational cities and their educational and cultural policies. This theoretical approach served as the basis for the study of the Lagoa Municipality (Azores), object of study of this dissertation In this study, it urged not only to make a documentary investigation about the municipality (characterization, historical framework, potential cultural and educational resources, municipal policies), but also we felt the need to make a quantitative study, using a structured questionnaire with 552 individual replies, 62% residing in the municipality of Lagoa.pt_PT
dc.identifier.citationViveiros, Teresa Sofia de Melo. "Cidades educadoras e gestão cultural: um estudo de caso no município da Lagoa-Açores". 2017. 180 p.. (Dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4343>.pt_PT
dc.identifier.tid201718839pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidade Educadorapt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectGestão Culturalpt_PT
dc.subjectPatrimónio Culturalpt_PT
dc.subjectPolítica Culturalpt_PT
dc.subjectPolítica Educativapt_PT
dc.subjectLagoa (Açores)pt_PT
dc.subjectCultural Educational Projectpt_PT
dc.subjectSpaces of Non-Formal Educationpt_PT
dc.titleCidades educadoras e gestão cultural : um estudo de caso no município da Lagoa-Açorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Património, Museologia e Desenvolvimentopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodTSMV2017.pdf
Size:
155.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoTeresaSofiaMeloViveiros2017.pdf
Size:
5.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: