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Advisor(s)
Abstract(s)
A promoção do empreendedorismo pelas instituições de ensino superior assume um papel preponderante. Um dos objetivos deste trabalho é o de aferir o modo como a Universidade dos Açores pode estimular o interesse dos alunos na criação de negócios. Pretende-se, ainda, relacionar as principais dificuldades subjacentes à criação de um negócio próprio com a formação científica dos estudantes. Apresentam-se as conclusões mais relevantes obtidas com base na análise dos dados recolhidos, com a aplicação da Análise de Correspondências Múltiplas e da Análise de Clusters. Verificou-se que a maioria dos estudantes tem uma baixa propensão empreendedora, tendo também sido encontrada uma tipologia de iniciativas académicas promotoras do empreendedorismo, com base nas perceções dos estudantes.
Description
Texto tem origem na comunicação apresentada nas XXIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD 2016), 31 de março a 2 de abril de 2016, Universidade de Évora, Évora, Portugal.
Keywords
Empreendedorismo Propensão Empreendedora Perfil Estudante Análise Classificatória Análise de Correspondências Múltiplas
Citation
Sousa, Á.; Couto, G.; Branco, Nélia; Silva, O.; Bacelar-Nicolau, H. (2019). "Perfis de estudantes no contexto do Empreendedorismo: Análise de Correspondências Múltiplas e Análise de Clusters ". In H. Bacelar-Nicolau, F. Sousa, C. Marcelo, A. S. Ferreira, P. Infante, A. Figueiredo (Eds.), Classificação e Análise de Dados - Métodos e Aplicações III - CLADMAp III (pp. 135-145). Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.
Publisher
Instituto Nacional de Estatística