Repository logo
 
Publication

Olhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Estudo de Caso numa escola de estágio

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.contributor.authorMelo, Ana Maria Miranda
dc.date.accessioned2017-03-22T17:59:22Z
dc.date.available2017-03-22T17:59:22Z
dc.date.issued2013-01
dc.descriptionXX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2013 "Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas". Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2013.pt_PT
dc.description.abstractA escolha da área das Expressões como temática a aprofundar teve origem no nosso percurso escolar, académico e não só, onde constatamos sempre duas realidades distintas. Por um lado, e referente ao contexto educacional Pré-Escolar, deparamo-nos com o seu uso significativo. Por outro lado, e relativamente ao contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), verificamos uma quase exclusão ou abolição destas áreas, onde eram, maioritariamente, desenvolvidas nas épocas festivas ou como momentos para ocupar o tempo das crianças. Como tal, tornou-se pertinente averiguarmos a forma como está previsto o desenvolvimento das Expressões na Lei das Bases do Sistema Educativo e confrontar essa intenção teórica com a realidade da prática na escola em que realizamos o(s) nosso(s) estágio(s): tentando conhecer como os Educadores de Infância (EI) e os Professores do 1.º Ciclo (Pf 1.ºC), da escola do nosso estágio pedagógico, percecionavam as potencialidades e limitações do ensino das expressões na escola. Sendo assim, contamos com a colaboração de 3 EI e 3 Pf. 1.º C., cooperantes na formação de professores. Recorremos à entrevista semi dirigida, para recolher as suas perspetivas e a partir da análise de conteúdo dos seus depoimentos, transcrevendo os excertos mais relevantes, pudemos averiguar que as Expressões são consideradas áreas ricas pelo seu potencial, no entanto, apresentam dificuldades na sua implementação, alusivas à escola, ao currículo, à criança e ao próprio professor. Por fim, propusemos dois possíveis desafios que podem vir a melhorar a qualidade de ensino das Expressões, sendo eles melhorar a formação contínua e (re)pensar a coadjuvação e cooperação entre professores generalistas e especialistas na escola.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, M.I. & Melo, A.M. (2013). "Olhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estudo de Caso numa escola de estágio". In T. Estrela et al. (Eds.) Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa: Atas do XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2013 (pp. 1092-1104), Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-17-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4036
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, Instituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectEnsino das Expressõespt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclopt_PT
dc.titleOlhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Estudo de Caso numa escola de estágiopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
oaire.citation.endPage1104pt_PT
oaire.citation.startPage1092pt_PT
oaire.citation.titleXX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2013pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9_Atas de Congresso_AFIRSE2013_MIC&AMM_09.pdf
Size:
3.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: