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Os professores e o currículo em diálogo : o caso do Português no ensino secundário

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.date.accessioned2010-08-25T10:31:14Z
dc.date.available2010-08-25T10:31:14Z
dc.date.issued2010-06-22
dc.descriptionComunicação apresentada no IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, sob o tema "Debater o Currículo e seus Campos - Políticas, Fundamentos e Práticas", realizado no Porto em 21, 22 e 23 de Junho de 2010.por
dc.description.abstractA recente revisão curricular do ensino secundário introduziu um conjunto de alterações na área do Português, quer ao nível dos planos de estudo, quer dos programas, que representam uma significativa transformação nas orientações oficiais para a área. Os estudos mostram, contudo, que as transformações no discurso oficial não determinam transformações nas concepções e práticas dos professores. São sujeitas a um processo de reconstrução dos seus sentidos e procedimentos, um processo que Bernstein (1994) designa por apropriação. De igual modo, os estudos sugerem que a adesão dos professores às mudanças curriculares depende da avaliação que fazem daquelas: tendem a assumi-las quando as percepcionam necessárias, potencialmente eficazes na resolução de um problema e quando têm o apoio necessário para as levar a cabo (Day, 2001); tendem a rejeitá-las quando as consideram pouco claras ou congruentes, não relevantes ou adequadas aos contextos em que actuam, demasiado exigentes do ponto de vista emocional ou intelectual (Doyle & Ponder, 1977-78), complexas, conceptuais e longitudinais (Duffy & Roehler, 1986), ou desajustadas às condições físicas e materiais das escolas, às características cognitivas e comportamentais dos alunos ou ao tempo de que dispõem para as implementar (Ducros & Finkelstein, 1990). Na linha de trabalhos como os de Poulson, Radnor & Turner-Bisset (1996) e Dionísio et al (2005), que têm procurado compreender o impacto das transformações curriculares nas representações e práticas dos professores no campo das línguas de escolarização, desenvolvemos, a propósito das mais recentes transformações introduzidas na área do Português ao nível secundário, um estudo de natureza descritiva-interpretativa, que procurou compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação daquelas alterações pelos professores da área na Região Autónoma dos Açores. Neste trabalho, procuramos dar conta de algumas das conclusões a que chegámos, no que respeita i) ao acompanhamento das transformações curriculares por parte dos professores da área do Português, ii) ao grau de conhecimento que tinham do programa de Português à data da sua implementação, iii) às alterações que reconhecem naquele comparativamente com os das disciplinas antecedentes (Português A e Português B), e iv) à forma como se posicionam relativamente àquelas.por
dc.description.sponsorshipDirecção Regional da Ciência e Tecnologiapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/539
dc.language.isoporpor
dc.subjectApropriação Curricularpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino do Portuguêspor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.titleOs professores e o currículo em diálogo : o caso do Português no ensino secundáriopor
dc.title.alternativeTeachers’ interaction with the curriculum : speaking of Portuguese language education in secondary schoolpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto em 21, 22 e 23 de Junho de 2010por
oaire.citation.titleIX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiropor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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