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Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para Portugal
dc.contributor.author | Lima, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro | |
dc.contributor.author | Carbonero Martín, Miguel Ángel | |
dc.contributor.author | Valdivieso Burón, Juan António | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T10:02:30Z | |
dc.date.available | 2016-04-29T10:02:30Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description | Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar). | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta comunicação descreve os procedimentos de validação para Portugal da Escala de Autoeficácia Percebida na Docência (ECAD), avaliando as competências docentes no processo de ensino-aprendizagem (comportamentos, atitudes, motivações e estratégicas cognitivas presentes ou descritivas do "professor eficaz"). Trata-se de uma escala de auto-relato, num formato tipo Likert, composta por 58 itens e uma estrutura fatorial tridimensional: Fator A – Socio-emocional (34 itens), composto por 8 variáveis: convívio, empatia, eficácia comunicativa, sensibilidade comunicativa, mediação, envolvimento afetivo, dinâmica de grupo e autoeficácia, Fator B – Interação comunicativa (15 itens), 6 variáveis: comunicação não verbal, assertividade, liderança executiva, resolução de conflitos, comunicação verbal e liderança afetiva; Fator C –Instrução (9 itens), 3 variáveis: controle, planificação e adaptação a novas situações. Esta comunicação descreve os procedimentos seguidos na tradução e retrotraduação da escala, seguindo as normas da International Tests Commission. Professores e docentes universitários relacionados com a formação de professores realizaram a análise qualitativa dos itens com o objetivo de avaliar a sua compreensibilidade e relevância. Procurando uma maior validade ecológica da escala, os itens foram formulados tomando em consideração as praticas pedagógicas usuais dos professores e também as expressões por eles usadas na sua descrição. Seguidamente, avançou-se para um estudo quantitativo da homogeneidade dos itens e dimensionalidade da escala, tendo essa aplicação decorrido online (sistema LimeSurvey) e em papel (em menor número). Centena e meia de professores do 3º ciclo do ensino básico, na sua quase totalidade proveniente da região norte do país, por decisão dos autores, integraram a amostra. Os resultados em termos de consistência interna e estrutura dimensional da escala serão apresentados. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lima, A. P.; Almeida, L. S.; Martim, M.; Burón, J. A.; Caldeira, Suzana N. (2013). "Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD): adaptação e validação para Portugal". In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Programa das Sessões e Resumos. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 258. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3742 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Docência | pt_PT |
dc.subject | Escala de Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para Portugal | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 258 | pt_PT |
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oaire.citation.title | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
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