Repository logo
 
Publication

Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para Portugal

dc.contributor.authorLima, Ana Paula
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro
dc.contributor.authorCarbonero Martín, Miguel Ángel
dc.contributor.authorValdivieso Burón, Juan António
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2016-04-29T10:02:30Z
dc.date.available2016-04-29T10:02:30Z
dc.date.issued2013-09
dc.descriptionComunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).pt_PT
dc.description.abstractEsta comunicação descreve os procedimentos de validação para Portugal da Escala de Autoeficácia Percebida na Docência (ECAD), avaliando as competências docentes no processo de ensino-aprendizagem (comportamentos, atitudes, motivações e estratégicas cognitivas presentes ou descritivas do "professor eficaz"). Trata-se de uma escala de auto-relato, num formato tipo Likert, composta por 58 itens e uma estrutura fatorial tridimensional: Fator A – Socio-emocional (34 itens), composto por 8 variáveis: convívio, empatia, eficácia comunicativa, sensibilidade comunicativa, mediação, envolvimento afetivo, dinâmica de grupo e autoeficácia, Fator B – Interação comunicativa (15 itens), 6 variáveis: comunicação não verbal, assertividade, liderança executiva, resolução de conflitos, comunicação verbal e liderança afetiva; Fator C –Instrução (9 itens), 3 variáveis: controle, planificação e adaptação a novas situações. Esta comunicação descreve os procedimentos seguidos na tradução e retrotraduação da escala, seguindo as normas da International Tests Commission. Professores e docentes universitários relacionados com a formação de professores realizaram a análise qualitativa dos itens com o objetivo de avaliar a sua compreensibilidade e relevância. Procurando uma maior validade ecológica da escala, os itens foram formulados tomando em consideração as praticas pedagógicas usuais dos professores e também as expressões por eles usadas na sua descrição. Seguidamente, avançou-se para um estudo quantitativo da homogeneidade dos itens e dimensionalidade da escala, tendo essa aplicação decorrido online (sistema LimeSurvey) e em papel (em menor número). Centena e meia de professores do 3º ciclo do ensino básico, na sua quase totalidade proveniente da região norte do país, por decisão dos autores, integraram a amostra. Os resultados em termos de consistência interna e estrutura dimensional da escala serão apresentados.pt_PT
dc.identifier.citationLima, A. P.; Almeida, L. S.; Martim, M.; Burón, J. A.; Caldeira, Suzana N. (2013). "Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD): adaptação e validação para Portugal". In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Programa das Sessões e Resumos. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 258.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3742
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDocênciapt_PT
dc.subjectEscala de Autoeficáciapt_PT
dc.titleEscala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage258pt_PT
oaire.citation.startPage258pt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EscalaAutoeficaciaDocenciaECAD.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: