Repository logo
 
Publication

Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMartins, Maria J.
dc.date.accessioned2017-04-10T09:53:12Z
dc.date.available2017-04-10T09:53:12Z
dc.date.issued2016-12
dc.descriptionII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).pt_PT
dc.description.abstractENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A transição para o ensino superior é indicada como um marco com significado na vida do estudante. Associada a essa transição surgem as praxes, apontadas por alguns como facilitadores do envolvimento do caloiro na organização. Mas há discordância desta visão dos acontecimentos que, associada a incidentes graves vindos a público, terão contribuído para se iniciarem, no nosso país, desta problemática. OBJETIVOS: Uma das variáveis estudadas neste âmbito respeita à violência interpares, nomeadamente nas relações de género. Neste trabalho, procura-se aferir perceções de estudantes sobre a violência nas relações de género, tentando-se descortinar eventuais associações com: opiniões relativas às praxes; bem-estar na vida; e sentimento de pertença à universidade. METODOLOGIA: 253 estudantes da Universidade dos Açore (37.5% rapazes e 62.5% raparigas). O protocolo de recolha de dados inclui variáveis sociodemográficas, a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), a Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), a Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D). Os dados foram submetidos a métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Os rapazes legitimam mais a violência de género, sendo as diferenças significativas em três das subescalas da EAVN. Existem correlações negativas fracas entre as pontuações obtidas em cada uma das subescalas da EAVN e a pontuação total da EASBPES, a pontuação total da EASVE e a pontuação total da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os estudantes que menos legitimam a violência de género tendem a ter uma opinião mais favorável em relação às praxes, a estar mais satisfeitos com a vida e a apresentar níveis mais elevados de sentimento de pertença à Universidade. Provavelmente, sentem os rituais de entrada como um acontecimento divertido e de acolhimento por parte dos veteranos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., Sousa, A., Silva, O., Mendes, M., Martins, M. J. (2016). "Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 600-618). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4076
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPraxespt_PT
dc.subjectViolência de Géneropt_PT
dc.subjectEnvolvimento Académicopt_PT
dc.subjectAnálise de Dadospt_PT
dc.titleRelações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudantept_PT
dc.title.alternativeGender relationships, experiences of hazing and student’s engagement at higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage618pt_PT
oaire.citation.startPage600pt_PT
oaire.citation.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação : Motivação para o Desempenho Académicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ebook_artigo 3.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: