Publication
Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Sousa, Áurea | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.contributor.author | Martins, Maria J. | |
dc.date.accessioned | 2017-04-10T09:53:12Z | |
dc.date.available | 2017-04-10T09:53:12Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). | pt_PT |
dc.description.abstract | ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A transição para o ensino superior é indicada como um marco com significado na vida do estudante. Associada a essa transição surgem as praxes, apontadas por alguns como facilitadores do envolvimento do caloiro na organização. Mas há discordância desta visão dos acontecimentos que, associada a incidentes graves vindos a público, terão contribuído para se iniciarem, no nosso país, desta problemática. OBJETIVOS: Uma das variáveis estudadas neste âmbito respeita à violência interpares, nomeadamente nas relações de género. Neste trabalho, procura-se aferir perceções de estudantes sobre a violência nas relações de género, tentando-se descortinar eventuais associações com: opiniões relativas às praxes; bem-estar na vida; e sentimento de pertença à universidade. METODOLOGIA: 253 estudantes da Universidade dos Açore (37.5% rapazes e 62.5% raparigas). O protocolo de recolha de dados inclui variáveis sociodemográficas, a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), a Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), a Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D). Os dados foram submetidos a métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Os rapazes legitimam mais a violência de género, sendo as diferenças significativas em três das subescalas da EAVN. Existem correlações negativas fracas entre as pontuações obtidas em cada uma das subescalas da EAVN e a pontuação total da EASBPES, a pontuação total da EASVE e a pontuação total da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os estudantes que menos legitimam a violência de género tendem a ter uma opinião mais favorável em relação às praxes, a estar mais satisfeitos com a vida e a apresentar níveis mais elevados de sentimento de pertença à Universidade. Provavelmente, sentem os rituais de entrada como um acontecimento divertido e de acolhimento por parte dos veteranos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, S. N., Sousa, A., Silva, O., Mendes, M., Martins, M. J. (2016). "Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 600-618). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-34-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4076 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Praxes | pt_PT |
dc.subject | Violência de Género | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Académico | pt_PT |
dc.subject | Análise de Dados | pt_PT |
dc.title | Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante | pt_PT |
dc.title.alternative | Gender relationships, experiences of hazing and student’s engagement at higher education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 618 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 600 | pt_PT |
oaire.citation.title | Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação : Motivação para o Desempenho Académico | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |