Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A transição para o ensino superior é indicada como um marco com significado na vida do estudante. Associada a essa transição surgem as praxes, apontadas por alguns como facilitadores do envolvimento do caloiro na organização. Mas há discordância desta visão dos acontecimentos que, associada a incidentes graves vindos a público, terão contribuído para se iniciarem, no nosso país, desta problemática. OBJETIVOS: Uma das variáveis estudadas neste âmbito respeita à violência interpares, nomeadamente nas relações de género. Neste trabalho, procura-se aferir perceções de estudantes sobre a violência nas relações de género, tentando-se descortinar eventuais associações com: opiniões relativas às praxes; bem-estar na vida; e sentimento de pertença à universidade. METODOLOGIA: 253 estudantes da Universidade dos Açore (37.5% rapazes e 62.5% raparigas). O protocolo de recolha de dados inclui variáveis sociodemográficas, a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), a Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), a Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D). Os dados foram submetidos a métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Os rapazes legitimam mais a violência de género, sendo as diferenças significativas em três das subescalas da EAVN. Existem correlações negativas fracas entre as pontuações obtidas em cada uma das subescalas da EAVN e a pontuação total da EASBPES, a pontuação total da EASVE e a pontuação total da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os estudantes que menos legitimam a violência de género tendem a ter uma opinião mais favorável em relação às praxes, a estar mais satisfeitos com a vida e a apresentar níveis mais elevados de sentimento de pertença à Universidade. Provavelmente, sentem os rituais de entrada como um acontecimento divertido e de acolhimento por parte dos veteranos.
Description
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado
pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Keywords
Praxes Violência de Género Envolvimento Académico Análise de Dados
Citation
Caldeira, S. N., Sousa, A., Silva, O., Mendes, M., Martins, M. J. (2016). "Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 600-618). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.
Publisher
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa