Publication
Utilização do “V DE GOWIN” como estratégia no ensino da Física e da Química
dc.contributor.author | Machado, Carla | |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2010-07-13T08:50:09Z | |
dc.date.available | 2010-07-13T08:50:09Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description | VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências | pt |
dc.description.abstract | O “V de Gowin” apresenta-se como uma prática interessante na abordagem das aulas laboratoriais. Esta estratégia identifica-se com a visão construtivista da aprendizagem e permite adquirir informação sobre o próprio conhecimento e sobre o modo como este se constrói e utiliza. É uma ferramenta útil para ilustrar como a teoria e os conceitos são necessários à definição da metodologia (Novak J. e Ithaca, 1982). A construção de diagramas em “V” pode ajudar os estudantes a captar o significado do trabalho de laboratório. A questão central que nele se formula, estimula nos alunos uma boa actividade de reflexão permitindo que estes reconheçam a interacção existente entre o que já conheciam e os novos conhecimentos que estão a produzir e que pretendem compreender (Novak, J. e Gowin, D., 1996). Esta aplicação teve como principal objectivo substituir os tradicionais relatórios dos trabalhos experimentais pelo “V de Gowin” e, verificar como este instrumento pode ser utilizado pelos professores e alunos na preparação e/ou na interpretação dos próprios trabalhos experimentais. O trabalho foi desenvolvido com vinte e oito alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade na Escola Básica 3/ Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada, no 1º ano da Profissionalização em Serviço na disciplina de Didáctica da Física e da Química. Assim, algumas das conclusões desta aplicação mostram que: a utilização do “V de Gowin”, é uma boa estratégia metacognitiva, permitindo que o aluno inter-relacione o que vai fazendo (prática) com a teoria, ao mesmo tempo que reflecte sobre o seu pensamento; a aplicação do “V” permite ao professor detectar dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos. Referências: Novak J. D. e Ithaca, (1982). Aplicação dos recentes avanços na teoria da aprendizagem e na filosofia da ciência ao ensino da Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 10, 3-9. Novak, J. D. e Gowin, D. B., (1996). Aprender a Aprender. Colecção Plátano Universitária, Lisboa: Plátano, Edições Técnicas. | pt |
dc.identifier.citation | MACHADO, C. & GOMES, C. (2001). Utilização do “V de Gowin” como estratégia no ensino da Física e da Química. In C. Gomes & J. Cunha (Org.), VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência - Actas, pp. 471-479. Ponta Delgada: DCE, Universidade dos Açores. | pt |
dc.identifier.isbn | 972-95691-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/526 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores | pt |
dc.subject | Estratégia no Ensino da Física e da Química | pt |
dc.subject | Estratégia Metacognitiva | pt |
dc.subject | V de Gowin | pt |
dc.title | Utilização do “V DE GOWIN” como estratégia no ensino da Física e da Química | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada | pt |
oaire.citation.title | VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências - Actas | pt |
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