Repository logo
 
Publication

Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular

dc.contributor.authorSerpa, Margarida Damião
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorCarlos, Gomes
dc.date.accessioned2016-06-03T09:20:27Z
dc.date.available2016-06-03T09:20:27Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO estudo e a evolução das teorias curriculares têm apontado, nos sistemas de ensino ocidentais, para a necessidade de o currículo, definido a nível central, poder ser reconstruído e gerido de forma flexível e em articulação com as pessoas e os contextos em que se supõe ser materializado (Apple, 1997; Escudero, 2007; Giroux, Penna & Pinar 1981; McDaniel, 2008). Significa isto que a escola e o professor podem e devem desempenhar um papel central na reconstrução dos programas de ensino e das orientações ministeriais. Neste sentido, a elaboração de projetos educativos e curriculares constitui um espaço fulcral para essa reconstrução, embora em dados disponíveis ao nível do nosso pais se reconheçam que nem sempre as escolas e/ou os professores encaram a elaboração dos projetos educativos e curriculares como instrumento de deliberação autónoma em relação aos diversos componentes do currículo (Esteves, 2002), podendo facilmente resultar numa tarefa formal e burocrática, “lateral e exterior em relação ao currículo nuclear a desenvolver quotidianamente” (Freire, 2005, p. 89). Para tal situação podem contribuir diversas variáveis, desde politicas de controlo externo dos resultados escolares as questões mais técnicas, entre as quais se inscreve a capacidade de se planear a ação educativa com os atores dando, também, expressão aos seus interesses e desejos e/ou considerando aspetos que possam ser para eles significativos. É particularmente no âmbito desta última capacidade que, na presente reflexão, se aprofunda o levantamento de problemas em contexto escolar, de modo a que estes possam ser objeto de atenção aquando do planeamento da intervenção educativa. […].pt_PT
dc.identifier.citationSerpa, M. D., Caldeira, S. N., & Gomes, C. J. (2013). Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular. In M. Serpa. S.N. Caldeira & C. Gomes (Coord.), "Resolução de Problemas em contexto escolar", (pp. 51-84). Lisboa: Colibri. ISBN: 978-989-689-376-7.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-689-376-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3793
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherColibript_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectResolução de Problemaspt_PT
dc.titlePreocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricularpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleResolução de Problemas em Contexto Escolarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Preocupaçoes problemas e interesses dos alunos no quadro de ges.pdf
Size:
10.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: