Publication
Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular
dc.contributor.author | Serpa, Margarida Damião | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Carlos, Gomes | |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T09:20:27Z | |
dc.date.available | 2016-06-03T09:20:27Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O estudo e a evolução das teorias curriculares têm apontado, nos sistemas de ensino ocidentais, para a necessidade de o currículo, definido a nível central, poder ser reconstruído e gerido de forma flexível e em articulação com as pessoas e os contextos em que se supõe ser materializado (Apple, 1997; Escudero, 2007; Giroux, Penna & Pinar 1981; McDaniel, 2008). Significa isto que a escola e o professor podem e devem desempenhar um papel central na reconstrução dos programas de ensino e das orientações ministeriais. Neste sentido, a elaboração de projetos educativos e curriculares constitui um espaço fulcral para essa reconstrução, embora em dados disponíveis ao nível do nosso pais se reconheçam que nem sempre as escolas e/ou os professores encaram a elaboração dos projetos educativos e curriculares como instrumento de deliberação autónoma em relação aos diversos componentes do currículo (Esteves, 2002), podendo facilmente resultar numa tarefa formal e burocrática, “lateral e exterior em relação ao currículo nuclear a desenvolver quotidianamente” (Freire, 2005, p. 89). Para tal situação podem contribuir diversas variáveis, desde politicas de controlo externo dos resultados escolares as questões mais técnicas, entre as quais se inscreve a capacidade de se planear a ação educativa com os atores dando, também, expressão aos seus interesses e desejos e/ou considerando aspetos que possam ser para eles significativos. É particularmente no âmbito desta última capacidade que, na presente reflexão, se aprofunda o levantamento de problemas em contexto escolar, de modo a que estes possam ser objeto de atenção aquando do planeamento da intervenção educativa. […]. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serpa, M. D., Caldeira, S. N., & Gomes, C. J. (2013). Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular. In M. Serpa. S.N. Caldeira & C. Gomes (Coord.), "Resolução de Problemas em contexto escolar", (pp. 51-84). Lisboa: Colibri. ISBN: 978-989-689-376-7. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-689-376-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Colibri | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.subject | Conflitos | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.title | Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.title | Resolução de Problemas em Contexto Escolar | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Preocupaçoes problemas e interesses dos alunos no quadro de ges.pdf
- Size:
- 10.75 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: