Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O desafio que me foi lançado pelas organizadoras para participar no Encontro dedicado à questão da Mulher nos Açores e nas Comunidades, tem como tema de fundo A MULHER NA EDUCAÇÃO e como subtema A Identidade Cultural. Este é, sem dúvida, um assunto vasto, passível de múltiplas interpretações e de diversas abordagens metodológicas. Como ponto de partida, é importante desmontar as peças deste "puzzle" para percebermos melhor do que estamos a falar. E parece-me que esta oportunidade assenta na tentativa de relacionarmos três vectores vitais: Identidade Cultural - Mulher - Educação. Não podendo falar, ao mesmo tempo, da mulher em Portugal e nas Comunidades, incidiremos a nossa atenção no espaço português. Uma vez que este texto também se destina a pessoas emigrantes e luso-descendentes, faz todo o sentido dar a conhecer alguns aspectos que caracterizam a situação actual da mulher no nosso país, a partir dos quais tentaremos concluir se estão ou não reunidas as condições para promover a identidade cultural no feminino.
Description
Comunicação apresentada no «Encontro A Mulher nos Açores e nas Comunidades», realizado na Universidade dos Açores no dia 17 de junho de 2001. Este texto está publicado no livro Atas do encontro (2003).
Keywords
Educação e a Identidade Identidade Cultural Mulher na Educação Education and Identity Cultural Identiy Women in Education
Citation
Castanho, Graça (2003). "A educação e a identidade cultural no feminino/Education and cultural identity in a feminine register", 439-458. In Rosa Maria Neves Simas (coord.), A mulher nos Açores e nas comunidades/Women in the Azores and the immigrant communities, vol 3. EGA-Empresa Gráfica Açoreana, Lda, Ponta Delgada.
Publisher
Rosa Maria Neves Simas