Repository logo
 
Publication

Perspectivas de professores sobre a indisciplina na sala de aula : um estudo exploratório

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorRego, Isabel Estrela
dc.date.accessioned2017-01-12T11:18:54Z
dc.date.available2017-01-12T11:18:54Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractO presente trabalho, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretende conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento escolar, os quais se têm acentuado nas últimas duas décadas. Concebemos, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois ao julgamento de professores de 3º ciclo de escolas de Ponta Delgada. Pretendemos, assim, conhecer as situações de desvio em que esses professores atribuem maior gravidade, os factores que acreditam contribuir como agentes facilitadores da indisciplina na aula e os tipos de intervenções que consideram mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na aula passam, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N. & Rego, E. (1998). Perspectivas de professores sobre a indisciplina na sala de aula: um estudo exploratório. "Revista Portuguesa de Educação", 11(2), 83-107.pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3962
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectPerspetivas de Professorespt_PT
dc.subjectFacilitadores da Indiciplinapt_PT
dc.subjectIntervenções na Indisciplinapt_PT
dc.titlePerspectivas de professores sobre a indisciplina na sala de aula : um estudo exploratóriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapt_PT
oaire.citation.endPage107pt_PT
oaire.citation.issue(2)pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo 2.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: