Repository logo
 
Publication

Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCascalho, José Manuel
dc.contributor.advisorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorBorges, Sandy Sousa
dc.date.accessioned2015-07-10T15:13:45Z
dc.date.available2015-07-10T15:13:45Z
dc.date.issued2015-06-17
dc.descriptionMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 17 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.por
dc.description.abstractCom o presente relatório pretendemos analisar e fundamentar as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Optámos pelo tema "Explorar e Aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", indagando sobre qual o papel dos materiais manipuláveis no suporte de aprendizagens. O percurso realizado, que é descrito neste relatório, permite perceber como é que estes materiais, quando explorados através de situações problemáticas e de forma contextualizada, fomentam a comunicação e o desenvolvimento do raciocínio matemático. Além disso, mostra-se como, através da sua manipulação, as crianças adquirem um papel ativo no decorrer dos processos de aprendizagem, papel esse que promove a sua autonomia. [...].por
dc.description.abstractABSTRACT: In the present report we analyze and explain the practices that have been developed in internship context, within the curricular units of Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II, from the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching. Its main contribution is to show how the use didactic materials/manipulatives promote mathematical communication and foster mathematical reasoning. In addition, it provides some evidences of how children acquire an active role during the learning process through the manipulation of these materials and how, concurrently, they enhance their autonomy. [...].en
dc.identifier.citationBorges, Sandy Sousa. "Explorar e aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. XII, 126 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.por
dc.identifier.tid201408449pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3460
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)por
dc.subjectAprender em Contexto Realpor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectPrimary School Educationen
dc.subjectLearning in Real Contexten
dc.subjectMathematical Educationen
dc.titleExplorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoSandySousaBorges2015.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: