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A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cascalho, José Manuel | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Mendonça, Raquel Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T17:22:19Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T17:22:19Z | |
dc.date.issued | 2018-11-12 | |
dc.description | Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 12 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). | pt_PT |
dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio visa, em termos gerais, servir como expressão de uma reflexão que se tem como fundamentada em pressupostos teóricos e práticos e crítica em relação a práticas interventivas desenvolvidas em contexto de Estágios Pedagógicos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e especificamente centradas na procura pelo entendimento de estratégias capazes de desenvolver a Resolução de Problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens. É um documento que se faz acompanhar por um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma perspetiva de investigação-ação, não possibilitando a generalização de dados ou de resultados. Em ambos níveis de ensino, revelam-se indícios que podem apontar um maior sucesso na Resolução de Problemas quando se faz uso de dados da realidade, com vista a responder a um desafio sentido no quotidiano das turmas, constatando a transversalidade deste processo aos diferentes domínios da Matemática, bem como às restantes áreas de conteúdo. Porque estes níveis de ensino requerem primeiramente um trabalho à base do concreto, os recursos e as alterações ao espaço das salas constituem-se como estratégias que permitem, até em contextos mais informais de jogos faz-de-conta, uma maior aproximação à área da Matemática, como em contextos mais específicos, auxiliar na Resolução de Problemas. No que diz respeito à abordagem do ensino promovido em Singapura, as estratégias foram adequadas aos diferentes níveis de ensino. No grupo de Educação Pré-Escolar, desenvolveu-se os oito temas, verificando a importância da aprendizagem faseada, servindo a oralidade como um complemento. No grupo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, embora se tenha registado que o Modelo de Barras não tenha sido uma das estratégias de resolução mais utilizadas, também se constituiu um contexto de incentivo a um maior bem-estar em relação à área da Matemática e especificamente à Resolução de Problemas, uma vez que este processo é inicialmente visto como um bicho de sete cabeças pela mesma turma. Este Relatório constitui-se também como um documento que carrega uma conotação de desenvolvimento da minha aprendizagem, tendo por base toda a avaliação refletida a práticas elaboradas por mim, permitindo um crescimento enquanto futura profissional de educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This Internship Report aims, in general terms, to serve as an expression of a reflection that is based on theoretical and practical and critical assumptions regarding the intervention practices developed in the context of Pedagogical Stages in Pre-School Education and in the Elementary Education and specifically focused on the search for the understanding of strategies able to develop Problem Solving as a mathematical process integrating learning. It is a document that is accompanied by a study of a qualitative nature, following a research-action perspective, not allowing the generalization of data or results. At both teaching levels, there are indications that may lead a greater success in Problem Solving when using reality data, in order to respond to a problem that is felt in the daily life of the classes, noting the transversality of this mathematical process to the different fields of mathematics, as well as to the other content areas. Because these education levels primarily require concrete-based work, resources and alterations to the classrooms space constitute strategies that allow, even in a more informal contexts of make-believe activities or drama games, a closer approximation to the Mathematics, as in a more specific context, assist in Problem Solving. With regard to the approach to teaching promoted in Singapore, the strategies were appropriate to the different education levels. In the Pre-school Education group, the eight themes were developed, verifying the importance of phased learning and orality as a complement. In the Elementary School group, although it was noted that the Bar Model was not one of the most used strategies, a context was also created to encourage greater well-being in the area of Mathematics and specifically to Problem Solving, since this process is initially seen as a seven headed monster by the same class. This Report is also a document that carries a connotation of development of my learning, based on all the evaluation reflected to practices developed by me, allowing growth as a future education professional. | en |
dc.identifier.citation | Mendonça, Raquel Santos. "A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma reflexão em contexto de estágio". 2018. 110 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5011>. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202104796 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/5011 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Elementary School Teaching | en |
dc.subject | Pre-School Education | en |
dc.title | A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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