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- A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágioPublication . Mendonça, Raquel Santos; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste Relatório de Estágio visa, em termos gerais, servir como expressão de uma reflexão que se tem como fundamentada em pressupostos teóricos e práticos e crítica em relação a práticas interventivas desenvolvidas em contexto de Estágios Pedagógicos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e especificamente centradas na procura pelo entendimento de estratégias capazes de desenvolver a Resolução de Problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens. É um documento que se faz acompanhar por um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma perspetiva de investigação-ação, não possibilitando a generalização de dados ou de resultados. Em ambos níveis de ensino, revelam-se indícios que podem apontar um maior sucesso na Resolução de Problemas quando se faz uso de dados da realidade, com vista a responder a um desafio sentido no quotidiano das turmas, constatando a transversalidade deste processo aos diferentes domínios da Matemática, bem como às restantes áreas de conteúdo. Porque estes níveis de ensino requerem primeiramente um trabalho à base do concreto, os recursos e as alterações ao espaço das salas constituem-se como estratégias que permitem, até em contextos mais informais de jogos faz-de-conta, uma maior aproximação à área da Matemática, como em contextos mais específicos, auxiliar na Resolução de Problemas. No que diz respeito à abordagem do ensino promovido em Singapura, as estratégias foram adequadas aos diferentes níveis de ensino. No grupo de Educação Pré-Escolar, desenvolveu-se os oito temas, verificando a importância da aprendizagem faseada, servindo a oralidade como um complemento. No grupo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, embora se tenha registado que o Modelo de Barras não tenha sido uma das estratégias de resolução mais utilizadas, também se constituiu um contexto de incentivo a um maior bem-estar em relação à área da Matemática e especificamente à Resolução de Problemas, uma vez que este processo é inicialmente visto como um bicho de sete cabeças pela mesma turma. Este Relatório constitui-se também como um documento que carrega uma conotação de desenvolvimento da minha aprendizagem, tendo por base toda a avaliação refletida a práticas elaboradas por mim, permitindo um crescimento enquanto futura profissional de educação.