Publication
Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T16:20:46Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T16:20:46Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description | XII SIEFLAS Leipzig 18-20 July 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | São variadas as novas competências com que o professor de Educação Física (EF) se depara para enfrentar os novos saberes da sociedade atual e caberá às escolas de ensino superior/ universidades pensarem a sua formação, inicial ou continuada, tendo em vista completar um conhecimento, que fruto das variadas mudanças, está em constante transformação. Com este estudo propomos, a partir de uma análise feita ao perfil de alguns professores de EF, quanto aos seus percursos de formação, lançar um ensaio para um novo programa de formação, que reforce e transforme o aprender a ensinar para a aula de EF. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a professores de EF (n=52) e realizada uma análise descritiva (n e %) e comparativa (Qui Quadrado - X2 ) dos dados que caracterizaram o seu perfil, em função de dois tipos de formação inicial encontrados: PT1 - Prof.º do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (42%) e PT2 - Prof.º do 2.º e 3.º Ciclos Ensino Básico e Secundário (58%). Sobre os dados analisados registámos, para estes dois tipos de professores de EF, muito próximos quanto à sua perceção da relevância das suas experiências anteriores no seu desempenho profissional, mas com diferenças significativas quanto à sua perceção sobre o impacto da sua formação inicial na mudança de competência e desempenho para a profissão. Quanto à adesão à formação continuada, por cada um dos dois grupos, observámos uma maior procura por programas de formação breve oferecida pelos centros e escolas de formação, em vez de uma formação em áreas mais especializadas. No sentido de assegurar o aperfeiçoamento nas áreas específicas do currículo da EF, o apoio à profissão e, ainda, a permanente atualização dos docentes é importante incentivar as universidades a reconstruírem os seus planos de formação, de forma a: 1) reforçar o trabalho em parceria; 2) potenciar o trabalho autónomo – com o apoio das TIC; 3) adoptar uma perspetiva construtivista do "aprender a ensinar". | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Condessa, I. (2016). "Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física". In L. C. F. Santos, D. Eckert-Lindhammmer, A. Hodeck, & A. Hartenstein (Eds.), Book of Full Texts - XII SIEFLAS Leipzig 2016 ( pp. 15-19). Leipzig, Germany: LEGS e. V. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-3-00-053685-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4057 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LEGS e.V.- Leipzig Experts in Global Sports e.V. | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Perfil de Professor | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Aprender a Ensinar | pt_PT |
dc.title | Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leipzig, Germany | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.title | Book of Full Texts: XII SIEFLAS Leipzig 2016 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |