Repository logo
 
Publication

Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-04-03T16:20:46Z
dc.date.available2017-04-03T16:20:46Z
dc.date.issued2016-07
dc.descriptionXII SIEFLAS Leipzig 18-20 July 2016.pt_PT
dc.description.abstractSão variadas as novas competências com que o professor de Educação Física (EF) se depara para enfrentar os novos saberes da sociedade atual e caberá às escolas de ensino superior/ universidades pensarem a sua formação, inicial ou continuada, tendo em vista completar um conhecimento, que fruto das variadas mudanças, está em constante transformação. Com este estudo propomos, a partir de uma análise feita ao perfil de alguns professores de EF, quanto aos seus percursos de formação, lançar um ensaio para um novo programa de formação, que reforce e transforme o aprender a ensinar para a aula de EF. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a professores de EF (n=52) e realizada uma análise descritiva (n e %) e comparativa (Qui Quadrado - X2 ) dos dados que caracterizaram o seu perfil, em função de dois tipos de formação inicial encontrados: PT1 - Prof.º do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (42%) e PT2 - Prof.º do 2.º e 3.º Ciclos Ensino Básico e Secundário (58%). Sobre os dados analisados registámos, para estes dois tipos de professores de EF, muito próximos quanto à sua perceção da relevância das suas experiências anteriores no seu desempenho profissional, mas com diferenças significativas quanto à sua perceção sobre o impacto da sua formação inicial na mudança de competência e desempenho para a profissão. Quanto à adesão à formação continuada, por cada um dos dois grupos, observámos uma maior procura por programas de formação breve oferecida pelos centros e escolas de formação, em vez de uma formação em áreas mais especializadas. No sentido de assegurar o aperfeiçoamento nas áreas específicas do currículo da EF, o apoio à profissão e, ainda, a permanente atualização dos docentes é importante incentivar as universidades a reconstruírem os seus planos de formação, de forma a: 1) reforçar o trabalho em parceria; 2) potenciar o trabalho autónomo – com o apoio das TIC; 3) adoptar uma perspetiva construtivista do "aprender a ensinar".pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, I. (2016). "Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física". In L. C. F. Santos, D. Eckert-Lindhammmer, A. Hodeck, & A. Hartenstein (Eds.), Book of Full Texts - XII SIEFLAS Leipzig 2016 ( pp. 15-19). Leipzig, Germany: LEGS e. V.pt_PT
dc.identifier.isbn978-3-00-053685-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4057
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLEGS e.V.- Leipzig Experts in Global Sports e.V.pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPerfil de Professorpt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectAprender a Ensinarpt_PT
dc.titlePerceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Físicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeipzig, Germanypt_PT
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleBook of Full Texts: XII SIEFLAS Leipzig 2016pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4_Cap_IC_e-book_Sieflas_2017.pdf
Size:
612.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: