Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4_Cap_IC_e-book_Sieflas_2017.pdf612.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

São variadas as novas competências com que o professor de Educação Física (EF) se depara para enfrentar os novos saberes da sociedade atual e caberá às escolas de ensino superior/ universidades pensarem a sua formação, inicial ou continuada, tendo em vista completar um conhecimento, que fruto das variadas mudanças, está em constante transformação. Com este estudo propomos, a partir de uma análise feita ao perfil de alguns professores de EF, quanto aos seus percursos de formação, lançar um ensaio para um novo programa de formação, que reforce e transforme o aprender a ensinar para a aula de EF. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a professores de EF (n=52) e realizada uma análise descritiva (n e %) e comparativa (Qui Quadrado - X2 ) dos dados que caracterizaram o seu perfil, em função de dois tipos de formação inicial encontrados: PT1 - Prof.º do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (42%) e PT2 - Prof.º do 2.º e 3.º Ciclos Ensino Básico e Secundário (58%). Sobre os dados analisados registámos, para estes dois tipos de professores de EF, muito próximos quanto à sua perceção da relevância das suas experiências anteriores no seu desempenho profissional, mas com diferenças significativas quanto à sua perceção sobre o impacto da sua formação inicial na mudança de competência e desempenho para a profissão. Quanto à adesão à formação continuada, por cada um dos dois grupos, observámos uma maior procura por programas de formação breve oferecida pelos centros e escolas de formação, em vez de uma formação em áreas mais especializadas. No sentido de assegurar o aperfeiçoamento nas áreas específicas do currículo da EF, o apoio à profissão e, ainda, a permanente atualização dos docentes é importante incentivar as universidades a reconstruírem os seus planos de formação, de forma a: 1) reforçar o trabalho em parceria; 2) potenciar o trabalho autónomo – com o apoio das TIC; 3) adoptar uma perspetiva construtivista do "aprender a ensinar".

Description

XII SIEFLAS Leipzig 18-20 July 2016.

Keywords

Currículo Perfil de Professor Formação Aprender a Ensinar

Citation

Condessa, I. (2016). "Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física". In L. C. F. Santos, D. Eckert-Lindhammmer, A. Hodeck, & A. Hartenstein (Eds.), Book of Full Texts - XII SIEFLAS Leipzig 2016 ( pp. 15-19). Leipzig, Germany: LEGS e. V.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

LEGS e.V.- Leipzig Experts in Global Sports e.V.

CC License