Repository logo
 
Publication

Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digital

authorProfile.emailfilipa.casinha@hotmail.com
datacite.subject.fosCiências Económicas e Empresariaispt_PT
dc.contributor.advisorTiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges
dc.contributor.authorCasinha, Filipa Lopes
dc.date.accessioned2023-08-11T09:40:58Z
dc.date.available2023-08-11T09:40:58Z
dc.date.issued2023-04-21
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de abril de 2023, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO uso das ferramentas digitais, mais propriamente dos social media, é uma das formas mais práticas, e utilizada, para influenciar o comportamento do consumidor aquando da escolha e posterior compra de uma marca. Porém, o espaço digital pode ser muito mais do que um veículo de comunicação, assumindo-se como espaço de compra e relacionamento. Como tal, torna-se necessário acompanhar as dinâmicas do comportamento do consumidor. A pandemia Covid-19 acelerou a adoção tecnológica no domínio pessoal e profissional, o que se refletiu no comportamento dos consumidores online. Porém, não existem ainda muitas evidências sobre a duração desta alteração comportamental. Pelo que o objetivo deste trabalho consiste na compreensão do comportamento de compra e relacionamento dos consumidores com as marcas online. Para tal escolheu-se a lovemark Apple como caso de estudo e adotou-se como processo de recolha de informação um questionário online. Os resultados sugerem que as alterações comportamentais ocorridas no período inicial da pandemia foram efetivas e em muito derivadas do receio de contaminação. Contudo, nem todos os consumidores demonstram mantê-las no período posterior. É patente, contudo, a intensificação da utilização da tecnologia tanto para aquisições, como para relacionamento com as marcas. Tendo como principal limitação deste trabalho a dimensão da amostra, o mesmo deixa indícios de que as empresas deverão continuar a apostar na presença digital e no acompanhamento da evolução do comportamento do consumidor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The use of digital, more specifically of social media, is one of the most practical ways and is used to influence consumer behavior when choosing and subsequently purchasing a brand. However, the digital space can be much more than a communication vehicle, assuming itself as a space for purchase and relationship. As such, it becomes necessary to follow the dynamics of consumer behavior. The COVID-19 pandemic has accelerated the adoption of personal and work-related technologies, which has translated into online consumer behavior. However, there is still not much evidence of the duration of this behavioral change. Therefore, this work aims to understand consumers' buying behavior and relationship with online brands. To this end, lovemark Apple was chosen as a case study, and an online questionnaire was adopted as the process of collecting information. The results suggest that the behavioral changes that occurred in the initial period of the pandemic were effective and derived mainly from the fear of contamination. However, not all consumers show to keep them in the later period. It is clear, however, the intensification of the use of technology for both acquisitions and relationships with brands. The main limitation of this work is its sample size, which leaves evidence that companies should continue to invest in digital presence and monitor the evolution of consumer behavior.pt_PT
dc.identifier.citationCasinha, Filipa Lopes. (2022). "Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digital". 60 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2022. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/6765
dc.identifier.tid203340922pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/6765
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.titleTecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências Económicas e Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Filipa Casinha_metadados descritivos (autor, título e resumo, entre outros).pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: