Repository logo
 
Publication

Os Açores nas vésperas dos serviços aéreos regulares (1919-1937) : a cobertura noticiosa e propagandística de José Bruno Tavares Carreiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências Políticaspt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRiley, Carlos Guilherme
dc.contributor.authorÁvila, José Adriano Pires
dc.date.accessioned2019-07-22T16:03:53Z
dc.date.available2019-07-22T16:03:53Z
dc.date.issued2019-05-29
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Relações Internacionais: O Espaço Euro-Atlântico, 29 maio de 2019, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractAs primeiras aeronaves nos céus dos Açores foram, em 1918, os hidroaviões da base naval da US-Navy instalada em Ponta Delgada no fim da Grande Guerra. O primeiro aeroporto dos Açores foi, em 1930, o Campo de Aviação da Achada, na Terceira. No jornal Correio dos Açores, dirigido por José Bruno Tavares Carreiro, a aviação sempre mereceu especial destaque. A sua rede de contactos contribuiu para reforçar o sentido de identidade e de autonomia açoriana. Tendo estas Ilhas enorme importância estratégica internacional, entenderam-se os ingleses e os americanos para beneficiarem da concessão de facilidades e para que fosse a Pan American Airways, a efetuar as ligações aéreas regulares entre a Europa e a América no período que antecedeu o segundo conflito mundial.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The first airplanes in the Azorean skies were, in 1918, hydroplanes of the naval base of the US Navy, settled in Ponta Delgada at the end of the Great World War. The first airport in the Azores was, in 1930, the Achada Airfield in Terceira. The newspaper Correio dos Açores, directed by José Bruno Tavares Carreiro, always gave special evidence to the aviation related subjects. His social network did enhance the Azorean sense of common identity and political autonomy. Given the international strategic importance of these islands, the English and the Americans had reached an agreement in order to have granted the concession of facilities but also for it to be Pan American Airways to operate the regular air services between Europe and America in the period before the second world conflict.en
dc.identifier.citationÁvila, José Adriano Pires. "Os Açores nas vésperas dos serviços aéreos regulares (1919-1937): a cobertura noticiosa e propagandística de José Bruno Tavares Carreiro". 2019. 194 p.. (Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais: O Espaço Euro-Atlântico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5162>.pt_PT
dc.identifier.tid202258807pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5162
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJosé Bruno Tavares Carreiro (1880-1957)pt_PT
dc.subjectAviação Transatlânticapt_PT
dc.subjectCorreio dos Açores (Jornal)pt_PT
dc.subjectImprensa Açoriana (1920-1937)pt_PT
dc.subjectAviationen
dc.subjectTransatlantic Connectionsen
dc.subjectAzoresen
dc.titleOs Açores nas vésperas dos serviços aéreos regulares (1919-1937) : a cobertura noticiosa e propagandística de José Bruno Tavares Carreiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Relações Internacionaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoJoseAdrianoPiresAvila2019.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: