Repository logo
 
Publication

A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores

dc.contributor.authorSoares, Paula Margarida Fagundes
dc.contributor.authorMoniz, Ana Isabel Arruda
dc.contributor.authorTiago, Flávio Borges
dc.date.accessioned2019-06-25T15:59:17Z
dc.date.available2019-06-25T15:59:17Z
dc.date.issued2014-05
dc.description.abstractNos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Over the past few years there has been a significant diversification of the distribution and communication channels used within the banking sector, specifically induced by self-service technologies such as ATMs, Internet Banking, and Mobile Banking, which enable the clients to access their personal financial accounts at any location and at any time. This study investigates the influence of the frequent utilization of the three aforementioned self-service banking technologies on their users’ behaviour, considering the analysis of a sample comprising 450 respondents living in the Azores. The research reveals that more frequent users have more positive attitudes towards their banks compared with less frequent users of these technologies. This study recognizes the importance of constructing and using relevant indicators that can be used by local financial institutions in order to improve and develop service quality and consequent customer satisfaction.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSoares, Paula F.; Moniz, Ana I. A.; Tiago, Flávio G. (2014). A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores, “Working Paper Series”, nº 4/14, 15 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5118
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade dos Açorespt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_PT
dc.subjectInternet Bankingen
dc.subjectMobile Bankingen
dc.subjectTecnologias Self-Servicept_PT
dc.subjectConsumer Behaviouren
dc.titleA Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açorespt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgada, Açorespt_PT
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleCEEAplA-A - Working Paper Seriespt_PT
person.familyNameDamião de Serpa Arruda Moniz
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-idCE12-9F46-45CE
person.identifier.orcid0000-0003-3318-7919
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT
relation.isAuthorOfPublication211ff0dc-d1de-4b07-9aeb-948873901384
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery211ff0dc-d1de-4b07-9aeb-948873901384

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paper04-2014.pdf
Size:
237.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: