Publication
Envolvimento do aluno na escola: Um estudo sobre o Ensino Secundário e o Ensino Profissional na ilha de São Miguel
datacite.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Pacheco, Mónica de Jesus Sousa Amaral | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T13:45:32Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T13:45:32Z | |
dc.date.issued | 2023-09-26 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 26 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. | pt_PT |
dc.description.abstract | O estudo sobre o envolvimento do aluno na escola (EAE) tem vindo a adquirir expressão ao longo dos anos junto dos investigadores por se considerar uma possível solução para os problemas de abandono escolar, baixo rendimento académico e, consequentemente, elevadas taxas de retenção, cenário que afeta muitas escolas do país, nomeadamente da Região Autónoma dos Açores. A investigação na área tem documentado relações significativas entre o EAE e os fatores contextuais. Deste modo, considerando que o aluno está inserido numa comunidade da qual fazem parte os docentes e a sua família, os quais assumem relevância para o seu desenvolvimento, o presente estudo tem na sua génese o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o envolvimento de alunos do ensino secundário e ensino profissional (em escolas da rede privada), como difere em função dos fatores sociodemográficos e escolares e como se relaciona com a profissionalidade docente (feedback), o envolvimento parental (apoio) e o sucesso escolar? No que concerne à metodologia de investigação, o estudo, de natureza quantitativa, incidiu numa amostra de 319 alunos, dos quais 235 alunos do 12º ano escolaridade do ensino secundário e 84 alunos do 3º ano de cursos técnico-profissionais de escolas da rede privada, pertencentes a 3 concelhos da Ilha de São Miguel. O instrumento de recolha de dados - questionário - utilizado no presente estudo integra três escalas de medição das variáveis em estudo, já testadas e validadas para a população portuguesa, a saber Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D) de Feliciano Veiga (2013), Escala de Perceção dos Alunos obre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014) e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental de Ysseldyke e Christenson (2002), com adaptação para a população portuguesa de Cláudia Silva (2017). É de referir que houve a autorização prévia por parte dos seus autores para a sua utilização. A análise dos resultados evidenciou, entre outros aspetos, que, embora com intensidades diferentes, o feedback eficaz, o apoio parental são preditores do nível de envolvimento do aluno na escola, quer no ensino secundário quer no ensino profissional, o que está em consonância com a literatura. O estudo apresenta, ainda, a discussão dos resultados, limitações e sugestões para estudos subsequentes que visem o aprofundamento das oscilações do EAE e da relação entre os fatores contextuais, e, ainda, a influência do EAE no sucesso escolar dos alunos da Região Autónoma dos Açores, concretamente da ilha de São Miguel, sobretudo na tipologia do ensino profissional. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The study of student engagement at school (SES) has been gaining expression among researchers over the years as a possible solution to the problems of school dropout, low academic achievement and, consequently, high retention rates, a scenario that affects many schools in the country, including the Autonomous Region of the Azores. Research in the area has documented significant relationships between SES and contextual factors. Thus, considering that students are part of a community that includes teachers and their families, which are important for their development, this study has at its genesis the following research problem: How is the involvement of secondary school and vocational education students (in private schools) characterized, how does it differ according to sociodemographic and school factors, and how is it related to teacher professionalism (feedback), parental involvement (support), and academic success? With regard to the research methodology, the study, quantitative in nature, focused on a sample of 319 students, of whom 235 were students in the 12th grade of regular education and 84 students in the 3rd grade of technical-vocational courses from private schools in three municipalities of the island of São Miguel. The data collection instrument - questionnaire - used in this study includes three scales measuring the variables under study, already tested and validated for the Portuguese population, namely Student Engagement at School A Quadridimensional Scale (SES-S4D) by Feliciano Veiga (2013), Students' Perception of Teacher Feedback Scale (EPAFP) by Carolina Carvalho et al. (2014) and the Students' Perception of Parental Support Scale by Ysseldyke and Christenson (2002), with adaptation for the Portuguese population by Claudia Silva (2017). It should be noted that the authors gave their prior permission for its use. The analysis of the results showed, among other aspects, that, although with different intensities, the effective feedback and parental support are predictors of the level of student engagement in school, both in secondary and vocational education, which is in line with the literature. The study also presents a discussion of the results, limitations and suggestions for further studies aimed at further investigating the oscillations of SES and the relationship between contextual factors, as well as the influence of SES on the academic success of students from the Autonomous Region of the Azores, specifically from the island of São Miguel, especially in vocational education. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pacheco, Mónica de Jesus Sousa Amaral. (2023). "Envolvimento do aluno na escola: Um estudo sobre o Ensino Secundário e o Ensino Profissional na ilha de São Miguel". 118 p. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7007 | |
dc.identifier.tid | 203444078 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/7007 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Student Engagement in School | pt_PT |
dc.subject | School Success | pt_PT |
dc.subject | Região Autónoma dos Açores | pt_PT |
dc.title | Envolvimento do aluno na escola: Um estudo sobre o Ensino Secundário e o Ensino Profissional na ilha de São Miguel | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Formação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertMestrado_Mónica de Jesus Sousa Amaral Pacheco.pdf
- Size:
- 1.58 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: