Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo por princípio que o progresso de uma sociedade resulta do desenvolvimento da capacidade de reflexão dos seus membros, importa assegurar o futuro educando para o Pensar. Porém, este Pensar não é abstracto, não se perde nas teias contemplativas do pensamento puro, implicando pensar bem para bem-fazer, bem dizer e bem agir. Ora, pensar exige esforço e uma metodologia adequada. Pensar exige uma dimensão racional, imagética, volitiva e emocional. Pensar exige ainda uma capacidade analítica, crítica, questionante e criativa que se educa desde a mais tenra idade. Assim, a Filosofia para Crianças (FpC) nasce da constatação de que, na maioria dos casos, o nosso sistema educativo descura o Pensar em benefício da "era da imagem", que se instalou oferecendo, sem qualquer preocupação reflexiva, aquilo que no ser humano deve ser conquistado: o conhecimento e o prazer de o alcançar.
Description
Keywords
Filosofia para Crianças Ensinar Filosofia Crianças
Citation
Castro, Gabriela (2011). "Ensinar Filosofia a Crianças". In Ensinar e aprender filosofia num mundo em rede, ed. Maria Luísa Ribeiro Ferreira, 104-116. ISBN: 978-989-8553-11-9. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Publisher
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa