Repository logo
 
Publication

A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São Miguel

datacite.subject.fosGestão e Administraçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlvares, Daniela Fantoni
dc.contributor.advisorCouto, João Pedro Almeida
dc.contributor.authorMendes, José Tiago Matos
dc.date.accessioned2024-10-09T10:37:07Z
dc.date.available2024-10-09T10:37:07Z
dc.date.issued2024-03-21
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 21 de março de 2024, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractNeste estudo, dedicado à inovação no turismo e às suas tendências atuais avaliou-se a implementação dos seguintes vetores de inovação, neste setor: a estratégia de revenue management; as táticas de marketing digital; as práticas de sustentabilidade ambiental; e o recurso a parcerias estratégicas e redes colaborativas. Além de se questionar o conceito de inovação no turismo e se ter realizado uma revisão de literatura, que procurou problematizar este conceito e alguns vetores que lhe estão associados, quisemos avaliar o contributo dos referidos vetores de inovação para o desenvolvimento dos negócios e do turismo na Ilha de São Miguel, nos Açores, especificamente no âmbito de projetos de hotelaria não tradicional. A nossa principal pergunta de partida estudo pode ser resumida nos seguintes termos: Como é que a inovação tem sido implementada em recentes projetos de hotelaria não tradicional em São Miguel? Para responder a esta questão, além da já referida revisão de literatura, procedemos a um estudo de casos múltiplos, com recurso a entrevistas e a outros métodos complementares, tendo sido estudados seis projetos de hotelaria não tradicional desenvolvidos nos últimos 10 anos e de tipologia heterogénea, na ilha de São Miguel, nos Açores. Concluímos que a adoção de inovação, que é concebida pelos projetos em estudo fundamentalmente numa aceção tecnológica e material, tende nestas unidades a depender de duas variáveis: a existência de programas de financiamento que incentivem essa inovação, por um lado, e a certeza de um retorno financeiro sobre a sua implementação, por outro. Tendências como a presença digital, a participação nas redes sociais e a adoção de software de revenue management são rapidamente seguidas, mas sem que exista, na maioria dos projetos, o investimento numa verdadeira estratégia.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study on innovation in tourism and its current trends assessed the implementation of the following vectors of innovation in this sector: revenue management strategy; digital marketing tactics; environmental sustainability practices; and the use of strategic partnerships and collaborative networks. In addition to questioning the concept of innovation in tourism and carrying out a literature review that sought to problematize this concept and some associated vectors, we wanted to assess the contribution of these innovation vectors to the development of business and tourism on São Miguel Island, in the Azores, specifically in the context of non-traditional hotel projects. Our main starting question can be summarized as follows: How has innovation been implemented in recent non-traditional hotel projects on São Miguel? To answer this question, in addition to the aforementioned literature review, we carried out a multiple case study, using interviews and other complementary methods. We studied six non-traditional hotel projects developed over the last 10 years and of heterogeneous typology, on the island of São Miguel, in the Azores. We conclude that the adoption of innovation, which is conceived by the projects under study fundamentally in a technological and material sense, tends in these units to depend on two variables: the existence of funding programs that encourage this innovation, on the one hand, and the certainty of a financial return on its implementation, on the other. Trends such as digital presence, participation in social media and the adoption of revenue management software are quickly followed, but in most projects, there is no investment in a real strategy.pt_PT
dc.identifier.citationMendes, José Tiago Matos. (2023). "A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São Miguel". 92 p. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7162
dc.identifier.tid203666216pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/7162
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.titleA inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São Miguelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas (MBA)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Jose Tiago Matos Mendes.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: