Repository logo
 
Publication

A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLima, Jorge Manuel Ávila de
dc.contributor.advisorMelo, Helena Sousa
dc.contributor.authorSalvador, Ana Sofia Vieira
dc.date.accessioned2017-08-02T15:39:04Z
dc.date.available2017-08-02T15:39:04Z
dc.date.issued2017-04-28
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 28 de Abril de 2017, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tem como tema integrador “A utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Neste relatório apresentamos um enquadramento teórico que sustenta o tema escolhido, tomando-se em consideração diversos autores e os documentos curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB. Nestes documentos defende-se que a prática pedagógica do docente deve privilegiar a utilização de recursos pedagógicos que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Tendo em consideração a perspetiva anterior, foram criadas e dinamizadas um conjunto de atividades diversificadas no contexto dos Estágios Pedagógicos I e II, desenvolvidos, respetivamente, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As tarefas produzidas tiveram em consideração o tema deste relatório e são descritas de forma crítica e reflexiva, constatando-se que, de um modo global, as estratégias pedagógicas desenvolvidas foram promotoras de aprendizagens significativas para os alunos, captando a sua atenção pelo ensino. Realizámos também uma investigação com o intuito de conhecer a opinião que os docentes e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º CEB têm sobre a utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados (M.M.E.) no ensino aprendizagem da Matemática. O estudo foi realizado com um conjunto de 62 pessoas (51 encarregados de Educação e 11 docentes), averiguando-se que todos os docentes inquiridos consideraram que tanto os jogos como os M.M.E. contribuem para o sucesso escolar, justificando que estes estimulam/facilitam os processos de aprendizagem e permitem a aquisição de aprendizagens/competências de forma lúdica. No que diz respeito aos encarregados de educação, 88,2% mencionaram que os jogos contribuem para o sucesso escolar e 52,9% referiram que os M.M.E. são benéficos para o processo de ensino aprendizagem, argumentando que estes suportes pedagógicos exercitam a memória, o raciocínio, a concentração e/ou a comunicação do seu educando.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This internship report, introduced in the Pre School and Primary Schools Education Master’s degree has as theme “The use of games and Structured Manipulative Materials as promoters of the success in learning Maths in Pre School and Primary School.” This report presents a theoretical structure which supports the chosen theme, taking into account several authors and the curricular documents related to Pre School and Primary School Education. These documents say that the teacher’s pedagogic practices should favour the use of pedagogical resources that help the teaching and learning process. Considering the previous perspective, several diversified activities were created and put to practices inserted in the Internship I and II and developed in the Pre School and Primary School Education. The developed tasks were related to the theme of the present report and are described in a reflective and critical way. In a global manner the pedagogical strategies that were developed promoted significant student learning captivating their attention. An investigation was also carried out with the purpose of gathering the teachers and the parents’ opinion about the use of games and Structured Manipulative Materials in the teaching of Maths. The survey was carried out with 62 people (51 parents and 11 teachers) and all the teachers considered that not only the games, but also the Structured Manipulative Materials contribute to the success in school and they say that stimulates and facilitates the teaching process and allows for the acquisition of skills and learning in a recreational way. Concerning the parents, 88,2% mentioned that the games contribute to the learning success and 52,9% mentioned that the Structured Manipulative Materials benefit the teaching process and referred that these pedagogical aids help exercising memory, thinking, concentration and/or the communication with their children.pt_PT
dc.identifier.citationSalvador, Ana Sofia Vieira. "A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017. 161 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico / Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4332>.pt_PT
dc.identifier.tid201717247pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4332
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectJogos Matemáticospt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSchool Success (Failure)pt_PT
dc.subjectStructured Manipulative Materialspt_PT
dc.titleA utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodASVS2017.pdf
Size:
220.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoAnaSofiaVieiraSalvador2017.pdf
Size:
3.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: