Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoCarlaFilipaJacobMachado2018.pdf2.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio é fruto de todo o trabalho concretizado em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Este documento aborda, em particular, a área da leitura em contexto pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, começando por uma fundamentação teórica e passando ao relato, análise e reflexão de experiências e estratégias implementadas durante os dois estágios pedagógicos. Ao longo do trabalho o intuito foi o de explorar a importância da leitura, juntamente com o papel da motivação e da diversificação de estratégias, como fatores que influenciam o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças, essenciais para a sua formação enquanto cidadãos ativos. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é analisar a forma como foram promovidas diversas estratégias de abordagem e ensino da leitura, tentando perceber o papel do educador/professor nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da leitura, tendo em consideração quer as características gerais do grupo, quer as características específicas de cada aluno. Os resultados do trabalho focam-se principalmente nas estratégias de motivação para a leitura implementadas, para a promoção de utilização de espaços especialmente orientadas para este domínio, e para a criação de momentos individuais e coletivos de leitura. Como principais conclusões referimos que a diversificação de estratégias, tendo em conta o interesse e as necessidades das crianças, e a utilização da Biblioteca da sala e da Biblioteca Escolar são uma mais-valia para a aprendizagem da leitura. Isto, levou ao aumento da frequência destes espaços e ao interesse pelas atividades implementadas.
ABSTRACT: The present Academic Internship is the result of all the work conceived on teaching context, inserted in the curricular plan of the Master degree in Pre-School Education and Elementary School, provided by the Faculty of Social and Human Sciences, Education Department on University of the Azores. This document discusses, in particular, the reading area in pre-school context and elementary school through a theoretical foundation and passing on to reporting, analysis and reflection of experiences and strategies implemented during the two teaching stages. Throughout the work the intention was to explore the importance of reading along with the role of motivation and the diversification of strategies, as factors that influence the development of reading skills in children, essential for their training as active citizens. The main purpose of this report is to promote diverse strategies of approach connected to reading, so that the educator/teacher can improve and motivate learning for reading, according to the group and children specificities. The results focus of this work are focused on implemented reading motivation strategies, promoting the use of spaces, specially oriented to this domain an creating individual and collective moments of reading. The main conclusions focus on the diversification of strategies, regarding the needs and interests of the children, and also the use of the classroom library and school library as important manner in reading learning. This has led to an increase in the frequency of these spaces and the interest in the implemented activities.

Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Keywords

Biblioteca Escolar Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Leitura Prática Educativa Learning Library Reading

Citation

Machado, Carla Filipa Jacob. "Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. 113 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4650>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue