Repository logo
 
Publication

Emoções, inteligência emocial e parentalidade : a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em pais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
dc.contributor.authorTavares, Sara Catarina Pontes
dc.date.accessioned2015-11-20T13:38:47Z
dc.date.available2015-11-20T13:38:47Z
dc.date.issued2015-10-05
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 5 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstract[...]. A presente investigação, de carácter quase-experimental, teve por base a criação, implementação e avaliação do programa “Ativa-Te em Emoções”, programa de promoção de competências socio-emocionais, desenvolvido no Concelho de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, com uma amostra constituída por 20 pais/mães. Esta investigação concretizou-se em dois estudos, o primeiro correlacional e o segundo de carácter exploratório e descritivo. No programa de intervenção ora avaliado, foram desenvolvidas ações com vista à promoção, identificação, compreensão e regulação das emoções, aprofundou-se o constructo de inteligência emocional e desenvolveram-se competências sociais e emocionais, aspetos presentes à parentalidade. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: [...]. This research study adopted a quasi-experimental framework and was based on the creation, implementation and evaluation of a socioemotional skills development program called “Ativa-te em Emoções” which was implemented in Ribeira Grande municipality, São Miguel Island. The sample for this study was composed by 20 parents. The current research was carried out through two kinds of studies: firstly correlational and then of exploratory and descriptive nature. This program (“Ativa-te em Emoções”) put in practice actions regarding promotion, recognition, perception and regulation of emotions, it contributed to deepen and strengthen emotional intelligence construct and prompted the development of social and emotional skills, all of which are aspects inherent to parenting. [...].en
dc.identifier.citationTavares, Sara Catarina Pontes. "Emoções, inteligência emocial e parentalidade: a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em pais". 2015. 141 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.pt_PT
dc.identifier.tid201486652pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3515
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectInteligência Emocionalpt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectEmotional Intelligenceen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectParentingen
dc.subjectSocioemotional Skills Development Programsen
dc.titleEmoções, inteligência emocial e parentalidade : a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em paispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoSaraCatarinaPontesTavares2015.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: