Publication
A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança
dc.contributor.author | Pacheco, Catarina | |
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2014-01-24T10:20:07Z | |
dc.date.available | 2014-01-24T10:20:07Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.updated | 2014-01-22T22:05:05Z | |
dc.description.abstract | O presente estudo, realizado numa Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores (ES), pretende identificar as atitudes dos alunos do 12º ano de escolaridade face à Educação Física, aos currículos estabelecidos para a disciplina e à forma como são implementados na escola e confrontá-las com as percepções dos professores de Educação Física (EF) da escola. Partimos do pressuposto de que o conhecimento destes fatores permitirá aos profissionais desta área disciplinar “repensar” as suas práticas no futuro, através da implementação de um novo projecto que os conduza à optimização do seu desempenho, numa atividade profissional que se deseja cooperativa, reflexiva e inovadora. A nossa amostra foi constituída por 358 alunos pertencentes ao 12º ano de escolaridade de ambos os sexos, e por 20 professores do grupo de EF que leccionaram durante dois anos lectivos sucessivos nessa escola (2006/07 e 2007/08), Os dados, quantitativos e qualitativos, recolhidos pela aplicação de inquéritos por questionário e análise documental (análise de documentos da escola), foram tratados estatisticamente no SPSS. Os principais resultados obtidos neste estudo permitem-nos concluir que os alunos do ensino secundário apresentam uma atitude favorável em relação à EF escolar, se bem que existiam uns factores que eram mais favoráveis à sua prática, diferenciando-se um pouco a atitude de rapazes e de raparigas. As percepções dos professores nem sempre são coincidentes com as atitudes e preferências dos alunos, contudo são claras as necessidades de mudança: uma maior selecção dos conteúdos do currículo, em práticas mais adequadas aos jovens e a promoção de um ensino mais inovador e colaborativo. | por |
dc.identifier.citation | Condessa, Isabel; Pacheco, Catarina (2012). "A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança". In Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar, ed. Isabel Cabrita Condessa, Beatriz Oliveira Pereira, Graça Simões de Carvalho, 147-158. ISBN 978-972-8952-20-8. Braga, Portugal: CIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.issn | 978-972-8952-20-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2642 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minho | por |
dc.subject | Physical Education | en |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Attitude | en |
dc.subject | Atitude | por |
dc.subject | Curriculum Innovation | en |
dc.subject | Currículo e Inovação | por |
dc.title | A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 158 | por |
oaire.citation.startPage | 147 | por |
oaire.citation.title | Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar. | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Capitulo de Livro_CP&N(6)__CIEC-UM_2012_RepUAC.pdf
- Size:
- 643.85 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: