Repository logo
 
Publication

A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança

dc.contributor.authorPacheco, Catarina
dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2014-01-24T10:20:07Z
dc.date.available2014-01-24T10:20:07Z
dc.date.issued2012
dc.date.updated2014-01-22T22:05:05Z
dc.description.abstractO presente estudo, realizado numa Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores (ES), pretende identificar as atitudes dos alunos do 12º ano de escolaridade face à Educação Física, aos currículos estabelecidos para a disciplina e à forma como são implementados na escola e confrontá-las com as percepções dos professores de Educação Física (EF) da escola. Partimos do pressuposto de que o conhecimento destes fatores permitirá aos profissionais desta área disciplinar “repensar” as suas práticas no futuro, através da implementação de um novo projecto que os conduza à optimização do seu desempenho, numa atividade profissional que se deseja cooperativa, reflexiva e inovadora. A nossa amostra foi constituída por 358 alunos pertencentes ao 12º ano de escolaridade de ambos os sexos, e por 20 professores do grupo de EF que leccionaram durante dois anos lectivos sucessivos nessa escola (2006/07 e 2007/08), Os dados, quantitativos e qualitativos, recolhidos pela aplicação de inquéritos por questionário e análise documental (análise de documentos da escola), foram tratados estatisticamente no SPSS. Os principais resultados obtidos neste estudo permitem-nos concluir que os alunos do ensino secundário apresentam uma atitude favorável em relação à EF escolar, se bem que existiam uns factores que eram mais favoráveis à sua prática, diferenciando-se um pouco a atitude de rapazes e de raparigas. As percepções dos professores nem sempre são coincidentes com as atitudes e preferências dos alunos, contudo são claras as necessidades de mudança: uma maior selecção dos conteúdos do currículo, em práticas mais adequadas aos jovens e a promoção de um ensino mais inovador e colaborativo.por
dc.identifier.citationCondessa, Isabel; Pacheco, Catarina (2012). "A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança". In Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar, ed. Isabel Cabrita Condessa, Beatriz Oliveira Pereira, Graça Simões de Carvalho, 147-158. ISBN 978-972-8952-20-8. Braga, Portugal: CIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minho.por
dc.identifier.issn978-972-8952-20-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2642
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minhopor
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAttitudeen
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectCurriculum Innovationen
dc.subjectCurrículo e Inovaçãopor
dc.titleA Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudançapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage158por
oaire.citation.startPage147por
oaire.citation.titleAtividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar.por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capitulo de Livro_CP&N(6)__CIEC-UM_2012_RepUAC.pdf
Size:
643.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: