Repository logo
 
Publication

Concepções de professores sobre currículo e cultura

dc.contributor.authorSilveira, Maria Cristina de Oliveira
dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2018-12-12T13:46:40Z
dc.date.available2018-12-12T13:46:40Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tampouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. O presente artigo debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos estudos curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspectos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The fact that many teachers use the terms “culture” and “curriculum” in their discourses does not ensure that they assign them the same meanings and have a critical understanding of the relation between the two concepts. This article addresses a small study, which was aimed at understanding how the participant teachers conceive curriculum and culture, as well as the relation between them. The methodology of the study was based on interviews. 42 Brazilian teachers who work at public and private schools of elementary, secondary and higher education were interviewed. After a brief discussion of what curriculum and culture mean, in light of Curriculum Theory, an analysis of those teachers’ discourse is presented. The findings suggest that, although Curriculum Studies have advanced in Brazil, knowledge produced in the context of such advancement – through research, development of curricular materials, and other means – has not reached teachers in effective and democratic ways, which, in turn, suggests that some aspects of teacher education should be reconsidered, in order to enhance awareness of curricular issues.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilveira, C. & Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. "Revista Transmutare", 3(1), 4-18.pt_PT
dc.identifier.doi10.3895/rtr.v3n1.8729pt_PT
dc.identifier.issn2525-6475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4934
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8729pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCultureen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectTeachersen
dc.titleConcepções de professores sobre currículo e culturapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Paraná, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.issue(1)pt_PT
oaire.citation.startPage4pt_PT
oaire.citation.titleRevista Transmutarept_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
UTFP.pdf
Size:
423.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: