Repository logo
 
Publication

Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantil

datacite.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSerpa, Margarida da Silva Damião de
dc.contributor.advisorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorBranco, Maria Ana do Canto Tavares
dc.date.accessioned2024-04-15T10:21:45Z
dc.date.available2024-04-15T10:21:45Z
dc.date.issued2023-10-13
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 de outubro de 2023, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio incide sobre o trabalho desenvolvido nas práticas pedagógicas realizadas no Estágio Pedagógico I e no Estágio Pedagógico II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na apresentação e reflexão fundamentada das atividades implementadas, bem como na análise de tarefas de promoção da relação entre a Matemática e o quotidiano e, ainda, num conhecimento mais aprofundado das perspetivas das crianças sobre essa relação, aspetos expressos em formato de estudo. Em geral, a aprendizagem é um processo complexo que admite variações dependendo do contexto e de quem aprende. Quando em espaço escolar se convocam as experiências e vivências das crianças na abordagem dos conteúdos, está-se a contribuir para que estas mais facilmente participem nos processos de aprendizagem e relacionem novas informações com os seus saberes prévios, conseguindo construir e reestruturar de modo mais consistente o seu conhecimento. Em particular, no contexto do ensino da Matemática, é reconhecida, tanto por autores da especialidade como em diretrizes do novo currículo nacional, a importância de se investir no estabelecimento de conexões com o quotidiano no decorrer das práticas letivas diárias. De facto, se por um lado a aprendizagem da Matemática requer um progressivo faseamento, por outro as conexões com o quotidiano proporcionam às crianças a possibilidade de fazerem descobertas e explorarem relações matemáticas nem sempre óbvias. O estudo desenvolvido assenta numa metodologia de natureza qualitativa, em que recorremos à observação direta e a entrevistas a crianças. Foi nosso propósito analisar experiências de aprendizagem envolvendo situações do quotidiano em ambiente escolar, bem como conhecer as conceções das crianças sobre a Matemática e compreender as suas representações face ao ensino-aprendizagem da Matemática envolvendo o quotidiano. Os resultados mostram que as atividades de conexão entre a Matemática e o quotidiano requerem, no essencial, uma abordagem integrada de várias áreas do currículo, realizada em diferentes contextos e mediada pela construção de diálogos. Mostram, ainda, que as conceções das crianças recaem, sobretudo, no sentido de número, principalmente em tarefas como contar e operar. Também se concluiu que as crianças reconhecem a utilidade da Matemática fora do contexto escolar, considerando-a útil no dia a dia, especialmente quando relacionada com a sua aplicabilidade a médio-longo prazo. Com este Relatório, esperamos incentivar os docentes a tirarem partido das experiências e vivências das crianças de modo a promoverem aprendizagens consistentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This Internship Report focuses on the work developed in the pedagogical practices carried out in Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education, focusing on the presentation and reasoned reflection of the activities implemented, as well as on the analysis of tasks to promote the relationship between mathematics and everyday life, and also on a deeper understanding of the children's perspectives on this relationship, aspects expressed in study format. In general, learning is a complex process that admits variations depending on the context and on who learns. When in school space the experiences and experiences of children are called upon in the approach to content, it is contributing to make it easier for them to participate in learning processes and relate new information with their previous knowledge, being able to build and restructure their knowledge more consistently. In particular, in the context of mathematics teaching, it is recognized, both by specialist authors and in the guidelines of the new national curriculum, the importance of investing in the establishment of connections with everyday life in the course of daily teaching practices. In fact, if on the one hand learning mathematics requires a progressive phasing, on the other hand connections with everyday life provide children with the possibility to make discoveries and explore mathematical relationships that are not always obvious. The study developed is based on a qualitative methodology, in which we used direct observation and interviews with children. Our purpose was to analyze learning experiences involving everyday situations in a school environment, as well as to know the children's conceptions about mathematics and understand their representations towards the teaching-learning of mathematics involving everyday life. The results show that the activities connecting mathematics and everyday life require, in essence, an integrated approach to several areas of the curriculum, carried out in different contexts and mediated by the construction of dialogues. They also show that children's conceptions fall mainly on the meaning of number, especially in tasks such as counting and operating. It was also concluded that children recognize the usefulness of mathematics outside the school context, considering it useful in everyday life, especially when related to its medium to long term applicability. With this report, we hope to encourage teachers to take advantage of children's experiences in order to promote consistent learning.pt_PT
dc.identifier.citationBranco, Maria Ana do Canto Tavares. (2023). "Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantil". 171 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7001
dc.identifier.tid203444213pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/7001
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogical Internshippt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectMathematical Connectionspt_PT
dc.titleDo Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Maria Ana do Canto Tavares Branco.pdf
Size:
5.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: