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Ensino da Matemática : o Método de Singapura
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.date.accessioned | 2015-10-30T17:06:34Z | |
dc.date.available | 2015-10-30T17:06:34Z | |
dc.date.issued | 2015-10-19 | |
dc.description.abstract | (...) Se analisarmos os principais estudos internacionais que avaliam o desempenho dos alunos a Matemática, Singapura é claramente um caso de sucesso. (...) Em Singapura, há um investimento claro na formação inicial e contínua dos professores, na disponibilização de bons materiais didáticos e nas medidas de acompanhamento individualizado dos alunos durante o ensino obrigatório. (...) Destacam-se três teorias edificadoras do currículo de Singapura: 1) A abordagem Concreto>Pictórico>Abstrato (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner (Bruner fez 100 anos no passado dia 1 de outubro); 2) Os princípios de variabilidade matemática e percetiva, do educador matemático húngaro Zoltán Dienes (o criador dos blocos lógicos), que apontam para a necessidade de se usar diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações; 3) O trabalho do psicólogo inglês Richard Skemp sobre a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias (tudo deve estar relacionado). (...) Terminamos com mais alguns aspetos relevantes. Singapura adota uma abordagem em espiral de conceitos, competências e processos. Ao longo do seu percurso escolar, o aluno tem a oportunidade de trabalhar um mesmo tema mais do que uma vez, explorando múltiplas representações com diferentes níveis de profundidade. O Método de Singapura apresenta também uma forte componente visual. Um exemplo paradigmático é o modelo das barras, amplamente usado pelos alunos do Ensino Primário de Singapura (1.º e 2.º Ciclos em Portugal). (...) | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, Ricardo C. (2015). "Ensino da Matemática: O Método de Singapura", «Atlântico Expresso», 19 de outubro de 2015: p. 17. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3489 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Gráfica Açoreana, Lda. | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Ensino da Matemática : o Método de Singapura | pt_PT |
dc.type | periodical | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada, Açores | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atlântico Expresso | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | contributionToPeriodical | pt_PT |