Repository logo
 
Publication

Ensino da Matemática : o Método de Singapura

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.date.accessioned2015-10-30T17:06:34Z
dc.date.available2015-10-30T17:06:34Z
dc.date.issued2015-10-19
dc.description.abstract(...) Se analisarmos os principais estudos internacionais que avaliam o desempenho dos alunos a Matemática, Singapura é claramente um caso de sucesso. (...) Em Singapura, há um investimento claro na formação inicial e contínua dos professores, na disponibilização de bons materiais didáticos e nas medidas de acompanhamento individualizado dos alunos durante o ensino obrigatório. (...) Destacam-se três teorias edificadoras do currículo de Singapura: 1) A abordagem Concreto>Pictórico>Abstrato (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner (Bruner fez 100 anos no passado dia 1 de outubro); 2) Os princípios de variabilidade matemática e percetiva, do educador matemático húngaro Zoltán Dienes (o criador dos blocos lógicos), que apontam para a necessidade de se usar diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações; 3) O trabalho do psicólogo inglês Richard Skemp sobre a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias (tudo deve estar relacionado). (...) Terminamos com mais alguns aspetos relevantes. Singapura adota uma abordagem em espiral de conceitos, competências e processos. Ao longo do seu percurso escolar, o aluno tem a oportunidade de trabalhar um mesmo tema mais do que uma vez, explorando múltiplas representações com diferentes níveis de profundidade. O Método de Singapura apresenta também uma forte componente visual. Um exemplo paradigmático é o modelo das barras, amplamente usado pelos alunos do Ensino Primário de Singapura (1.º e 2.º Ciclos em Portugal). (...)pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, Ricardo C. (2015). "Ensino da Matemática: O Método de Singapura", «Atlântico Expresso», 19 de outubro de 2015: p. 17.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3489
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherGráfica Açoreana, Lda.pt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMétodo de Singapurapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleEnsino da Matemática : o Método de Singapurapt_PT
dc.typeperiodical
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgada, Açorespt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleAtlântico Expressopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typecontributionToPeriodicalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atlântico_Expresso_RT23A.pdf
Size:
626.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: