Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensino da Matemática : o Método de SingapuraPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Se analisarmos os principais estudos internacionais que avaliam o desempenho dos alunos a Matemática, Singapura é claramente um caso de sucesso. (...) Em Singapura, há um investimento claro na formação inicial e contínua dos professores, na disponibilização de bons materiais didáticos e nas medidas de acompanhamento individualizado dos alunos durante o ensino obrigatório. (...) Destacam-se três teorias edificadoras do currículo de Singapura: 1) A abordagem Concreto>Pictórico>Abstrato (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner (Bruner fez 100 anos no passado dia 1 de outubro); 2) Os princípios de variabilidade matemática e percetiva, do educador matemático húngaro Zoltán Dienes (o criador dos blocos lógicos), que apontam para a necessidade de se usar diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações; 3) O trabalho do psicólogo inglês Richard Skemp sobre a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias (tudo deve estar relacionado). (...) Terminamos com mais alguns aspetos relevantes. Singapura adota uma abordagem em espiral de conceitos, competências e processos. Ao longo do seu percurso escolar, o aluno tem a oportunidade de trabalhar um mesmo tema mais do que uma vez, explorando múltiplas representações com diferentes níveis de profundidade. O Método de Singapura apresenta também uma forte componente visual. Um exemplo paradigmático é o modelo das barras, amplamente usado pelos alunos do Ensino Primário de Singapura (1.º e 2.º Ciclos em Portugal). (...)
- Contributos do coordenador do departamento de ciências experimentais na avaliação e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Luciano, Lina Maria da Silva; Serpa, Margarida Damião; Gomes, CarlosO presente estudo aborda a problemática das funções do coordenador do departamento de ciências experimentais, dando especial atenção aos aspetos da sua ação supervisiva em geral, bem como à sua intervenção no processo de avaliação do desempenho docente (ADD), destacando, em particular, o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores que estão sob a sua responsabilidade. Para isso, definiram-se diversas questões de investigação que, no essencial, procuram compreender, por um lado e na perspetiva dos docentes do departamento, o perfil pessoal e profissional do coordenador de departamento curricular com funções supervisivas, em que medida se espera que afete o trabalho dos docentes que coordena, sobretudo em situações de avaliação do desempenho docente, e de que forma a sua ação tem permitido o desenvolvimento profissional dos docentes. Por outro lado, pretendeu-se aprofundar, as dificuldades percecionadas pelos coordenadores de departamento curricular no desempenho das suas funções. Neste sentido, optou-se por uma abordagem metodológica interpretativa e exploratória, de tipo qualitativo, cuja técnica de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, dirigida a cinco coordenadores de departamento curricular e a quinze outros professores, colegas de departamento, sendo esses dados submetidos a procedimentos de análise de conteúdo. [...].
- Mercado de produtos verdes : tendências de Portugal face à EuropaPublication . Silva, António Carlos Carvalho; Tiago, Flávio Borges; Tiago, Maria Teresa BorgesO autor propõe-se neste documento a avaliar as tendências de Portugal, face ao restante da União Europeia (EU), no que diz respeito ao mercado dos produtos “verdes”. Esta avaliação foca-se no consumidor e será distribuída por seis vertentes, nomeadamente, comportamentos e atitudes, influências de considerações ambientais nos hábitos de consumo, pontos de vista acerca de ações para solucionar problemas ambientais, grau de confiança quanto a reivindicações sobre o desempenho ambiental de produtos, consumo sustentável de alimentos e conhecimentos sobre produtos “verdes”. Procura-se ainda aferir se o género ou a idade têm influência sobre estas tendências em Portugal e, quando possível, comparar estas com as da EU. Pretende-se também averiguar se os países europeus com mais afinidade cultural a Portugal (segundo Geert Hofstede) denotam comportamentos mais próximos dos portugueses que os restantes. [...].