Repository logo
 
Publication

Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação

dc.contributor.authorTavres, Marta Januário
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.date.accessioned2017-04-10T10:18:34Z
dc.date.available2017-04-10T10:18:34Z
dc.date.issued2016-12
dc.descriptionII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).pt_PT
dc.description.abstractENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A assertividade contribui para o desenvolvimento de relações ajustadas que favorecem o envolvimento do aluno com pares e professores. Défices de assertividade associam-se a comportamentos de desvinculação com a escola, nomeadamente absentismo e reprovações. A assertividade corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, verificando-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade no contexto escolar. OBJETIVO: Estudar as propriedades da Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), usando, entre outros instrumentos, a EAE-E4D para o estudo da validade convergente e o (in)sucesso escolar enquanto critério externo. METODOLOGIA: Os estudos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE foram realizados a partir de uma amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 8.º e 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. RESULTADOS: No estudo da dimensionalidade, foram identificadas três dimensões; assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. Na fidelidade foram alcançados bons indicadores de consistência interna. Quanto à validade a EAACE relaciona-se positivamente com o envolvimento dos alunos e inversamente com o insucesso, sendo os mais assertivos aqueles que apresentaram menos reprovações e um menor absentismo. CONCLUSÃO: Ressalta-se a pertinência da validação da EAACE dada a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar e a importância desta variável na adesão dos alunos à escola, nomeadamente no domínio das relações emocionais do aluno com a escola, professores e colegas, assim como das atividades académicas e sucesso escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4078
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência Socialpt_PT
dc.subjectAssertividadept_PT
dc.subjectAdesão à Escolapt_PT
dc.subjectContexto Escolarpt_PT
dc.subjectInstrumento de Avaliaçãopt_PT
dc.titleAssertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage386pt_PT
oaire.citation.startPage370pt_PT
oaire.citation.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Assertividade e envolvimento dos alunos.pdf
Size:
977.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: